/ Notícias / Professora da UCPel recebe prêmio dos EUA na área de nutrição clínica
Professora da UCPel recebe prêmio dos EUA na área de nutrição clínica

A professora e pesquisadora Maria Cristina Gonzalez, da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), receberá prêmio da American Society of Parenteral and Enteral Nutrition (ASPEN), em reconhecimento à sua contribuição na área da nutrição clínica. A solenidade on-line ocorre durante o ASPEN 2021 Nutrition Science & Practice Conference, entre os dias 20 e 23 de março.

A organização do prêmio avalia o currículo de inscritos da área da saúde, entre médicos, farmacêuticos, nutricionistas e enfermeiros, com destaque para as publicações acadêmicas e as participações em congressos científicos. Os selecionados são considerados exemplos positivos para os profissionais deste campo do conhecimento.

A pesquisadora pelotense foi uma entre os 29 contemplados de todo o mundo que receberão título da ASPEN Fellow, formando uma classe de líderes em suporte nutricional. Também adquirem o prestígio de poder incluir em suas publicações e apresentações a sigla FASPEN ao lago de sua assinatura.

Trajetória

Maria Cristina Gonzalez é médica formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e fez residência em Clínica Cirúrgica no Instituto de Cirurgia do Aparelho Digestivo, em São Paulo. Realizou mestrado e doutorado em Epidemiologia pela UFPel. Já o pós-doutorado foi nos Estados Unidos, na Universidade de Louisiana.

É professora do curso de Medicina da UCPel desde 2003. Também integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento. Desde a década de 80, atua em diversos hospitais com terapia nutricional. Suas pesquisas nesta área fazem com que seja requisitada para palestras e congressos internacionais. Em 2019, integrou a lista dos pesquisadores mais influentes do mundo, divulgada pelo periódico Plos Biology.

Redação: Max Cirne