/ Notícias / Professora da UCPel publica pesquisa em Revista de Contabilidade
Professora da UCPel publica pesquisa em Revista de Contabilidade
31.05.2012 | 09:50 | #ciencias-contabeis
Professora da UCPel publica pesquisa em Revista de Contabilidade
A Revista do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS) teve a participação da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) em sua mais recente edição. A professora Maristela Menna Roza, do curso de Ciências Contábeis, publicou na revista de abril seu artigo “Leasing: uma estimativa da tendência da evasão fiscal do Imposto Sobre Serviço (ISS)”.

A professora da UCPel tem especialização em Auditoria e Perícia Contábil e é Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ela baseou o conteúdo do artigo publicado na revista do Conselho em sua dissertação de mestrado, que concluiu em 2009 e teve como referência dados tributários de um município da Região Sul do Estado.

Na 13ª Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul, ocorrida no último ano, Maristela ganhou o prêmio de Melhor Trabalho em Contabilidade Tributária com a apresentação da produção “Leasing: Uma estimativa da tendência da evasão fiscal do Imposto Sobre Serviço (ISS)”. Os vencedores das categorias do congresso, então, tiveram seus trabalhos publicados na Revista do CRCRS. “Além de enriquecer meu currículo, foi uma grande alegria ver meu trabalho sendo premiado”, conta a professora.

O artigo trata do leasing, que é um contrato denominado na legislação brasileira como “arrendamento mercantil”. As partes deste contrato são denominadas “arrendador” e “arrendatário”, sendo de um lado um banco ou sociedade de arrendamento mercantil e, de outro, o cliente. O objeto do contrato é a aquisição, por parte do arrendador, de bem escolhido pelo arrendatário para sua utilização. O arrendador é, portanto, o proprietário do bem, sendo que a posse e o usufruto, durante a vigência do contrato, são do arrendatário. O contrato de arrendamento mercantil pode prever ou não a opção de compra, pelo arrendatário, do bem de propriedade do arrendador.

A abordagem mais específica do artigo de Maristela é sobre a relação dos municípios com o leasing. O objetivo de sua pesquisa foi estimar a tendência de evasão fiscal do ISS gerado sobre as operações de leasing de um município do Rio Grande do Sul. Além disso, a professora analisou a quantidade de contratos de leasing em âmbito nacional e estudou estatisticamente a correlação de crescimento desses negócios.

A expectativa da professora é publicar um livro com sua dissertação de mestrado, que inclui o conteúdo do artigo publicado na Revista do CRCRS.