/ Notícias / Professora da UCPel participa da edição 2021 do Fórum Social Mundial
Professora da UCPel participa da edição 2021 do Fórum Social Mundial
Professora da UCPel participa da edição 2021 do Fórum Social Mundial

A professora da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Aline Mendonça dos Santos, participou no último domingo (24) de atividade do Fórum Social Mundial. “O FSM é um evento importante por seu impacto social, político e científico. No fórum, milhares de ativistas das mais diferentes bandeiras se encontram para discutir e construir estratégias para mudar o mundo”, comenta.

Aline, que também é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos (PPGPSDH), realizou uma contextualização antes da fala do docente e sociólogo português Boaventura de Souza Santos. Destacou o currículo do convidado enquanto pesquisador e militante.

A participação foi considerada como aula inaugural da Universidade do Bem Viver (UBV), processo fundado no Fórum Social Mundial das Economias Transformadoras. “Pensamos a UBV como um espaço para organizar a luta e o processo de resistência às lógicas dominantes”, define.

Há anos a professora da UCPel acompanha a agenda de Boaventura, seja enquanto orientanda seja como pesquisadora de sua equipe no projeto Alice – Espelhos estranhos, lições imprevistas: definindo para a Europa um novo modo de partilhar as experiências do mundo, desenvolvido na Universidade de Coimbra. “É sempre um processo de muito aprendizado e de construção coletiva”, define.

 

Evento

A edição 2021 do Fórum Social Mundial teve início no dia 23 e segue até 31 de janeiro no formato remoto, com transmissões via Facebook e YouTube. Mais informações no site oficial.

 

Redação: Max Cirne

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?