A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (PPGPSDH/UCPel), professora Aline Mendonça, participa do programa da Globo News Cidades e Soluções. Na atração, exibida na segunda-feira (21), às 21h30, serão abordados os temas economia solidária e autogestão como alternativa de desenvolvimento.
O convite surgiu a partir de um artigo escrito pela professora, que há cerca de 20 anos estuda e produz pesquisas que deem visibilidade a diferentes tipos de economia, principalmente a solidária. Segundo ela, a proposta é debater sobre formas de produzir e viver que possuam um componente ético em comum: a produção ampliada da vida em detrimento da reprodução do capital e do lucro.
No programa serão apresentadas experiências que têm a autogestão e a solidariedade como base, a partir de uma perspectiva contra-hegemônica. A Rede Bem da Terra, incubada do Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas (NESIC) da UCPel, será um dos casos apresentados. Experiências realizadas no Rio de Janeiro e Minas Gerais complementarão a atração.
Para a professora, a oportunidade confirma a força do trabalho desenvolvido na Católica de Pelotas, tanto em pesquisa como extensão. “Fico lisonjeada em ser uma das porta-vozes da economia solidária nesse processo. E realmente acredito na autogestão como estratégia para que a democracia seja algo acessível para todos”, complementa.
O Cidades e Soluções é um espaço de divulgação de experiências que transformam a vida das pessoas através do uso inteligente e sustentável dos recursos naturais. Exibido todas as segundas-feiras, às 21h30, na Globo News, a atração apresenta alternativas de produzir e viver levando em consideração o ambientalismo.
Redação: Manuelle Motta