Professora da UCPel apresenta trabalho sobre concreto em congresso nacional
12.09.2007 | 00:00
A apresentação do estudo Correlação entre diferentes tamanhos de corpos de prova prismáticos utilizados no ensaio de resistência à tração na flexão marcou a presença da Escola de Engenharia e Arquitetura da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) no 49º Congresso Brasileiro do Concreto. O evento ocorreu entre os dias 1º e 05 de setembro, em Bento Gonçalves, e reuniu grandes nomes do setor tanto em nível nacional quanto internacional. O trabalho apresentado é parte da tese de Doutorado da professora da instituição, Ângela Azevedo de Azevedo.
De acordo com Ângela, o estudo foi encomendado pela Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e toma proporções importantes no momento em que o concreto retorna à cena da Engenharia Civil com força total. “O concreto é um tipo de pavimento que volta a ser utilizado para substituir materiais como o asfalto, por exemplo”, disse, ao acrescentar que o trabalho aborda novidades em materiais, propriedades, produtos e estruturas.
Teoria e prática
Além de configurar num relevante tema a ser estudado atualmente, o estudo apresentado por Ângela também é facilmente identificado com as disciplinas que a professora ministra na UCPel: Sistemas de Transportes e Tecnologia de Concreto e Argamassa, ambas no curso de Engenharia Civil. A parte experimental, inclusive, é aplicada para os acadêmicos interessados diretamente no Laboratório do curso. “É onde os alunos têm a oportunidade de visualizar as técnicas, como os ensaios que determinam a resistência do concreto no local, para liberar o tráfego em poucas horas. Para eles, é o desvendar de uma novidade”, completou.