/ Notícias / Professora da PUCRS ministra aula magna do PPGPS/UCPel
Professora da PUCRS ministra aula magna do PPGPS/UCPel
O tema Neodesenvolvimentismo e Política Social foi abordado pela professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Jane Cruz Prates na aula magna do Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade Católica de Pelotas (PPGPS/UCPel). O evento ocorreu na noite de quinta-feira (16), no Auditório Dom Antônio Zattera.

Durante sua palestra, Jane trouxe à plateia um pouco do contexto da crise que afeta o capitalismo internacional, bem como o impacto dessa crise nas políticas sociais, principalmente a partir do ano de 2008, quando houve a ampliação do capital fictício no continente europeu e, consequentemente, o aumento do desemprego e a perda de recursos, como pensões, aposentadorias e auxílio-maternidade, por exemplo. "Até então, o Brasil não tinha sentido um impacto tão significativo a partir de políticas anticíclicas, chamadas, também, de políticas neodesenvolvimentistas. Hoje, com o esgotamento dessas políticas, a gente começa a vivenciar esse processo", pontuou.

A professora, que é doutora em Serviço Social pela PUCRS e atua como docente nos cursos de graduação e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da mesma instituição, fez questão de salientar que não veio ao evento com a pretensão de trazer respostas para o quadro de crise que o Brasil enfrenta. "Muito mais do que respostas, a gente tem muitas inquietações e preocupações para que, dentro do ambiente acadêmico, se encontre alternativas para enfrentar esse momento. A área social é chamada para buscar alternativas e deve estar atenta. A solução é buscar apoio das classes populares, fortalecimento das bases e unir as diferentes áreas pelo mesmo objetivo".

Entre os dados explanados, Jane trouxe informações sobre pesquisas realizadas em outras nações a respeito do tema central da palestra. Medidas adotadas em momentos de crise por países como Chile, Cuba, Lituânia, Grécia, Inglaterra e Espanha foram apresentadas. "A ideia é problematizar um pouco sobre tudo isso e contribuir com a solução, trazendo a vivência de encontros e estudos internacionais".

Sobre a palestrante
Além de docente da PUCRS, Jane é editora da Revista Textos & Contextos, líder do Grupo de Estudos sobre Teoria Marxiana, Ensino e Políticas Públicas (GTEMPP) e pesquisadora da Rede Latinoamericana - Laboratório Internacional de Estudos Sociais da Federação Internacional de Universidades Católicas (FIUC).