São mais de 10 anos pesquisando o assunto. Desde 2001, quando finalizou seu doutorado na área, a professora do curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) Vera Figueiredo trabalha com seus alunos uma metodologia para avaliar o nível de inteligência de jovens entre seis e 16 anos – a terceira edição da Escala de Inteligência Wechsler para Crianças (WISC-III). Em 2012, ano em que será lançado nos Estados Unidos o WISC-IV, a professora decidiu compilar e publicar o resultado deste esforço. Estudos de orientandos referentes à metodologia, em nível de graduação e pós-graduação, e resultados de pesquisas independentes e cursos de instrumentalização; foram reunidos, dando origem ao livro “Avaliando com o WISC-III, prática e pesquisa”.
Também se envolveram na produção deste material a mestranda em Saúde e Comportamento Jaciana Araujo e o mestre Francisco Vidal, ambos orientados por Vera em seus trabalhos de conclusão sobre o WISC. A metodologia diz respeito a um teste de inteligência padrão ouro, ou seja, referência no mundo inteiro, que avalia 12 habilidades cognitivas diferentes entre o público infantil, como atenção, memória, linguagem, percepção, entre outros; e serve para identificar problemas de aprendizagem e comportamento, sendo referência para psicólogos que trabalham com crianças.
O objetivo do livro lançado pela professora é agregar todas as pesquisas realizadas por ela e seus alunos ao longo desse período e, ainda, divulgar trabalhos novos, de forma a servir como subsídio e auxílio teórico na prática dos profissionais da área, abordando dicas para aplicação, correção e interpretação do teste. A publicação também aborda temas como as características psicométricas e normas do teste (evidências da validade e fidedignidade), além de seu uso clínico em populações especiais, como, por exemplo, deficientes auditivos e deficientes intelectuais.
O livro, com previsão de lançamento para o início de 2012, será publicado pela Casa do Psicólogo, conceituada editora na área de testes, mas, ainda está sendo estudada a possibilidade de o material também estar vinculado à Editora da UCPel, a Educat. A intenção é que a obra tenha forte vínculo com a produção acadêmica. Inclusive, além do conteúdo literário, o design e diagramação da capa também foram idealizados por um ex-aluno do curso, que agora cursa Design pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).