/ Notícias / Professora da Católica marca presença no 17º Congresso Brasileiro de Sociologia
Professora da Católica marca presença no 17º Congresso Brasileiro de Sociologia
24.07.2015 | 17:58 | #servico-social
Professora da Católica marca presença no 17º Congresso Brasileiro de Sociologia
A Sociologia em Diálogos Transnacionais foi debatida de 20 a 23 de julho, durante o 17º Congresso Brasileiro de Sociologia, promovido pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre. A professora do curso de Serviço Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) Carla Ávila participou como ouvinte.

“Creio ser de grande relevância a participação em eventos de nível nacional no intuito de atualização das ferramentas teóricas e metodológicas de compreensão da realidade social”, comentou a docente, ao complementar que a experiência serve para “entrar em sintonia com as diferentes formas de problematização da construção do conhecimento nas ciências sociais e, então, propiciar aos estudantes da UCPel um debate coeso e atualizado do pensamento sociológico”.

No decorrer do evento, Carla marcou presença nas discussões referentes às questões de raça e etnia – temas que são seus objetos de pesquisa – e nas discussões referentes à desigualdade social, limites da democracia e teorias sociológicas. Segundo ela, uma das atividades que mais chamaram sua atenção foi a mesa-redonda Sociologia e Raça: Os desafios da teoria antirracista, coordenada pelo professor da Universidade de São Paulo (USP) Antônio Sérgio Guimarães. Guimarães é um autor referencial para o Grupo de Estudos Relações Etnicorraciais da UCPel e, na ocasião, discutiu com os debatedores Flávia Rios, do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP); Graziella Silva, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e Valter Silvério, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); as implicações da reconfiguração das diferenças raciais na sociedade brasileira em comparação com outros países da América Latina. “Destaco, também, as discussões sobre desigualdade social, na mesa-redonda A dimensão social das desigualdades, e o Grupo de Trabalho Teorias Sociológicas, coordenado por Carlos Eduardo Sell, que se propiciou a debater a importância da teoria clássica da sociologia no processo de compreensão da gênese do modo de produção capitalista e suas múltiplas renovações”, pontuou.