Professora da Católica apresenta trabalho na Grécia
17.07.2008 | 00:00
Uma abordagem sobre a Teoria da Computação Interativa foi o foco do trabalho apresentado pela professora da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Graçaliz Pereira Dimuro, na 4ª Conferência de Computabilidade na Europa, o CiE 2008, que ocorreu em Atenas na Grécia. O artigo teve como co-autor o coordenador do mestrado em Ciência da Computação da Católica, professor Antônio Carlos Rocha da Costa.
O trabalho, baseado nas trocas contínuas de dados que ocorrem entre o sistema computacional e o seu ambiente, o que caracteriza a computação interativa, discute que tipo de objetos são computados quando esse tipo de computação é executada. A resposta encontrada pelos pesquisadores é que a noção de interação envolve trocas de serviço. Diante disso, o artigo propõe idéias inicias sobre os esquemas básicos de serviços e regras para sua composição.
De acordo com a professora Graçaliz, a computação interativa pode ser percebida quando são utilizados programas de edição de texto. “O texto vai sendo processado à medida que está sendo digitado e o usuário pode corrigi-lo a qualquer momento. Esta é uma construção circular que está fora do escopo dos modelos clássicos de computação, onde não ocorre interação com o usuário ou o ambiente durante o processo computacional”, explica.
Sobre o CiE
O CiE é uma conferência que atende a um fórum interdisciplinar que envolve diversas abordagens teóricas e têm como proposta embasar novos paradigmas para a computação, apontando soluções de problemas computacionais em diferentes áreas.
A quarta edição do evento, que ocorreu entre os dias 15 e 20 de junho, foi organizada pelo programa de Pós-Graduação em Lógica, Algoritmos e Computação e pelo departamento de História e Filosofia da Ciência da Universidade de Atenas. As discussões do CiE 2008 tiveram como tema “Lógica e Teoria de Algoritmos”.
A UCPel participou pela segunda vez da conferência. Em 2005, quando o evento foi realizado em Siena na Itália, a Católica foi representada pelo professor Rocha e pela professora Graçaliz.