/ Notícias / Professora Carla Ávila é tema de vídeo veiculado no Canal Futura
Professora Carla Ávila é tema de vídeo veiculado no Canal Futura
12.12.2019 | 17:26 | #servico-social #jornalismo
Professora Carla Ávila é tema de vídeo veiculado no Canal Futura

Ensinar é um gesto de amor e de luta. Foi com intenção de comprovar esse sentimento que a estudante de Jornalismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Tamires Brum, produziu um vídeo com a professora do curso de Serviço Social da Instituição, Carla Ávila. O material é o produto final de sua participação no Geração Futura, projeto vinculado ao Canal Futura, emissora com sede na cidade de Rio de Janeiro.

No vídeo de aproximadamente cinco minutos, Tamires aborda de que forma a resistência, o comprometimento e a dedicação com o ensino da docente inspiram outras pessoas, principalmente seus alunos. Além dos depoimentos de Carla, o audiovisual também traz relatos das estudantes do curso de Serviço Social, Camila Lima e Natália Ferreira, e da diretora da Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Queiroz, Ledeci Coutinho, onde Carla também leciona.

Segundo Tamires, a escolha pela docente se deu devido à inspiração e à força que ela transmite, além do acolhimento que oferece aos alunos. Outro ponto destacado pela estudante é a esperança que a docente deposita na educação. “Carla é uma mulher que, apesar de viver em uma sociedade repleta de preconceitos, sempre lutou para alcançar a posição que hoje ocupa. Ela faz o seu trabalho diário e inspira outras mulheres negras a terem sonhos similares ao dela”, comenta a acadêmica.

De acordo com Tamires, o audiovisual produzido não foi apenas uma forma de colocar em prática o conteúdo que aprendeu na universidade e nas oficinas do projeto do Canal Futura. “Consegui usar o vídeo como uma forma de apresentar ao Brasil a história de uma professora que trabalha em busca de uma sociedade melhor e mais justa”, diz.

Para a professora, mesmo que Tamires não a tivesse escolhido, o orgulho pelo trabalho continuaria sendo o mesmo devido o material ter sido idealizado e produzido por uma aluna negra. “Nós sabemos que não é fácil falar de negritude, falar de relações étnico-raciais, mas eu fiquei muito feliz e orgulhosa da Tamires por essa conquista”, afirma a docente.

Na percepção da docente, tanto Tamires quanto as alunas do Serviço Social que colaboraram dando seus relatos, na mesma proporção em que são inspiradas pela docente, são também objeto de inspiração. E que essa visibilidade é de todas elas, juntas.

Para Carla, a proposta do Canal Futura veio num momento oportuno, pois a profissão do professor vem sendo desvalorizada e descredibilizada no país. “A importância de se mostrar como um docente pode impactar positivamente a vida de um aluno é um ato necessário”, avalia.

É possível conferir o vídeo através deste link.

Redação: Lia Xavier