Foi com o tema A Inclusão do Ensino-Aprendizagem na Modalidade de Ensino a Distância nas Ciências Sociais Aplicadas, que a professora do curso de Ciências Contábeis da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Maristela Roza, participou do 9º Congresso de Educadores da Área Contábil, em Punta Del Este, no Uruguai. O encontro teve a intenção de discutir os desafios do ensino da contabilidade em um mundo em mudança.
O trabalho da docente propôs debater a possibilidade de acadêmicos poderem optar por disciplinas ministradas na modalidade de Educação a Distância (EAD), que apesar de já estar consolidada ainda carece de representação em algumas instituições de ensino no país. Para a realização da pesquisa, a professora, responsável pela implantação da disciplina de Tributação Municipal em EAD na UCPel, realizou pesquisa com acadêmicos concluintes da matéria, oferecida pela Instituição desde o primeiro semestre de 2011.
Conforme o trabalho da docente, os alunos de Ciências Contábeis buscaram a disciplina optativa de Tributação Municipal devido à sua facilidade de acesso no ensino-aprendizagem no modo EAD. “O mundo virtual também é benéfico com os cursos das Ciências Sociais Aplicadas, e que quando bem encaminhados os projetos na modalidade a distância, seus pontos fracos tendem a desaparecer, seja pela competência das instituições de ensino superior ou pelas exigências de seus discentes”, avalia.
No ano de 2012, a disciplina de Avaliações Patrimoniais também passou a ser oferecida a distância, o que, segundo Maristela, representou um ganho para a área que ainda explora pouco a modalidade. O próximo passo da docente será prosseguir com o estudo sobre a EAD, mas desta vez mais voltado para relação professor-aluno e avaliação.