/ Notícias / Professor leva o tema dos serviços ambientais para Encontro Internacional em Cuba
O professor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) Ernesto Martinez apresentou sua tese de doutorado no 10º Encontro Internacional de Agricultura Orgânica e Sustentável, realizado de 19 a 24 de maio em Cuba. O Encontro abordava diversos assuntos voltados à agroecologia e produção sustentável. O professor, que ministra aulas nos cursos de Ciências Biológicas, Ecologia e Administração na UCPel apresentou sua pesquisa Os serviços ambientais observados em diferentes agrossistemas de base familiar no Sul do Rio Grande do Sul, fruto de sua tese de doutorado.

O trabalho apresentado pelo professor - um resumo expandido na modalidade oral - foi um capítulo de sua tese, a qual está inserida em um projeto de pesquisa financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico  (CNPq) com o apoio do Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA), do Programa de Pós-Graduação em Sistema de Produção Agrícola Familiar da Universidade Federal de Pelotas (PPG/SPAF/UFPel), da Embrapa Clima Temperado e da UCPel. Os demais pesquisadores, Rita Surita, Carla Rech e Elias Wohan apresentaram um resumo expandido oral sobre a experiência do CAPA na região. Os quatro pesquisadores foram os únicos brasileiros a participarem do evento internacional, que contou com a participação de 20 países.

A tese apresentada abordava os serviços ambientais, um enfoque relativamente novo na academia, onde foram observados os benefícios que a natureza, através da agricultura, oferta para o planeta e para a sociedade. No evento foram apresentados os resultados obtidos com a análise de dez propriedades rurais de agricultores familiares da região, onde foram medidos os indicadores de qualidade ambiental. Na pesquisa, foram analisados oito serviços ambientais relacionados à qualidade e manutenção do solo, manutenção da biodiversidade de florestas, cobertura vegetal, umidade do ar, trocas atmosféricas e recursos hídricos. A partir dos oito serviços, foram medidos 19 indicadores e estabelecida uma escala de um a três, onde um era considerado insatisfatório e três era ótimo. A média geral constatada pelo professor foi de 2,36, o que, segundo ele, é considerado uma boa oferta, principalmente em relação à qualidade do solo e biodiversidade.

O professor ainda salienta que a participação no evento foi extremamente válida. "Fizemos um intercâmbio de conhecimento. Pudemos ampliar nossos contatos com outros países", comenta. De acordo com ele, foi possível aproximar-se de outras culturas e observar realidades econômicas diferentes, que contribuirão na metodologia adotada para as disciplinas. “Uma ilha localizada no Caribe sente muito esse fator climático, principalmente em relação à incidência de furacões. Portanto, o que se trabalhou no simpósio não foi a mitigação e sim a adaptação aos eventos climáticos. Tudo que observamos lá acabamos trazendo pra expor nas aulas”, complementa. “É a partir de experiências como esta que conseguimos evoluir”, conclui.

O Encontro
O evento promovido pela Associação Cubana de Técnicos Agrícolas e Florestais (Actaf) busca ser parte de um movimento de técnicos, produtores, professores, pesquisadores e promotores de política agrícola que contribua para a segurança e soberania alimentar dos países. A intenção do evento foi proporcionar um espaço de reflexão, intercâmbio e propostas que contribuam efetivamente para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável em bases agroecológicas. Através do diálogo aberto, oficinas, mesas redondas e conferências o encontro buscava estabelecer uma abordagem para as realidades de cada país.

Entre os temas abordados estiveram a utilização de energia e outras Tecnologias Alternativas na produção de alimentos, tecnologias de Desenvolvimento Agrário, Locais para a Agricultura Sustentável, Aquecimento Global e Mudanças Climáticas, Mercado, Marketing e Certificação Orgânica, Comunicação e Sensibilização para a Promoção da Agroecologia, Educação e Inovação Agroecológica, Segurança alimentar e Agricultura Familiar.

Como partes do intercâmbio estiveram programas nacionais e cursos teóricos, temáticos e práticos, através do qual os participantes puderam não só observar de perto os resultados alcançados no desenvolvimento da agricultura sustentável, em harmonia com a natureza e sociedade, mas também ser capaz de compartilhar experiências e opiniões com os protagonistas desses resultados em cenários de produção.

* Na foto, prof. Ernesto Martinez apresenta trabalho no encontro em Cuba.