O professor do Curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Fernando Barros, está na lista dos pesquisadores mais influentes no mundo, de acordo com o ranking elaborado pela Stanford University - edição 2024. O ranking é dividido em dois índices: pesquisadores mais influentes ao longo de toda a carreira e aqueles mais destacados no último ano, baseando-se nas citações feitas aos trabalhos acadêmicos por seus pares. As listas são formadas a partir de uma vasta base de dados do Scival (Elsevier).
De acordo com o professor Barros, suas principais linhas de pesquisa são ligadas à saúde materno infantil, mas com a pandemia, passou a dedicar muito tempo ao estudo da Covid 19. “Sempre é bom poder ajudar a disseminar o conhecimento científico, especialmente nestes tempos onde tantas informações falsificadas são distribuídas pelo mundo”, avalia.
Barros também foi reconhecido pelo site Research.com como um dos 10 melhores pesquisadores da área. Até ano passado, tinha 33,841 citações e 459 publicação segundo a plataforma, se tornando o 10º colocado no ranking nacional e 5862º no mundial de melhores pesquisadores da medicina.
Redação Marcela Santos