/ Notícias / Professor da UNESCO abre Salão Universitário falando de mobilidade e internacionalização
23.10.2012 | 17:54 | #institucional

É necessária a ampliação do diálogo em relação ao tema universidade e educação global. Esta é a avaliação do professor Tapio Varis, da Universidade de Tampere, Finlândia, Cátedra UNESCO, na abertura do Salão Universitário 2012 da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Presidente de Educação Profissional, com especial referência para ambientes de aprendizagem globais, o convidado falou a um auditório lotado sobre Mobilidade Estudantil: perspectiva destes alunos frente à internacionalização.

As diferenças e culturas e a percepção, por parte dos países que mandam intercambistas em não apenas aprender, mas também ensinar, foram pontos salientados em sua fala. “Não sou contente de que a educação de hoje sirva à economia e à política. É uma aprendizagem de vida. Tecnologia não é garantia de sustentabilidade. É preciso consciência ambiental e ética”, disse, com a autoridade de quem é proveniente de um país referência em educação no mundo.

Após a abertura, o convidado falou, junto ao professor da da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e colaborador do Centro Universitário Univates, Renato de Oliveira, sobre o tema Perspectivas para as universidades e o desenvolvimento regional. O público, desta vez, era composto por coordenadores de cursos de graduação e professores dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UCPel.

Tapio Varis está em temporada no Brasil trabalhando conceitos de internacionalização das Universidades junto às Instituições de Ensino Superior ligadas ao Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung). “Sua presença marca um compartilhamento de experiências, um olhar especializado e uma enriquecedora discussão na UCPel”, destacou a pró-reitora Acadêmica, professora Patrícia Giusti.

Para o coordenador de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu da UCPel, professor Ricardo Pinheiro, a presença de Varis na Universidade assinala um momento de interesse na internacionalização. “Estamos ouvindo um expert, na perspectiva da UNESCO, em relação a esse processo. Como o professor disse, a internacionalização não tem só uma via, a de aprendizagem. Fortalecemos nossa própria identidade pela presença em outros centros. Vamos absorver conhecimentos e levar nossa contribuição”, disse.

O Salão Universitário da UCPel vai até o dia 26 e congrega o 4º Congresso de Extensão, 11ª Mostra de Pós-Graduação e 21º Congresso de Iniciação Científica. A programação completa pode ser conferida no site do evento.