/ Notícias / Professor da UCPel tem participação aprovada em conferência sobre punição nas periferias globais
Professor da UCPel tem participação aprovada em conferência sobre punição nas periferias globais
Professor da UCPel tem participação aprovada em conferência sobre punição nas periferias globais

O professor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) Aknaton Souza teve seu trabalho aceito na 5° Conferência Internacional "Punishment in Global Peripheries”, que ocorre entre os dias 11 e 13 de dezembro na Universidade da Cidade do Cabo, na África do Sul. O evento é um dos principais no âmbito internacional, voltado à discussão crítica sobre punição, justiça criminal e periferias globais, promovido por uma rede de centros de excelência em criminologia.   


O trabalho intitulado “Technoconservatism and the Coloniality of Punishment: Digital Platforms and Penal Populism in Brazil", feito em coautoria com o professor Dr. Pablo Ornelas Rosa (UVV),  propõe uma reflexão crítica sobre os impactos das plataformas digitais e do tecnoconservadorismo na produção de racionalidades penais autoritárias no Brasil, com base em metodologias etnográficas digitais e referenciais da criminologia periférica. A pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Laboratório de Sociologia do Direito da UCPel, em parceria com o NUPARC/UVV e com apoio da rede INCT-InEAC.


Aknaton destaca que a aprovação neste evento reforça a presença internacional da universidade e o reconhecimento da produção científica desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos (PPGPSDH), sobretudo na área de Justiça e Direitos Humanos. 


Redação: Vanessa Ferro 

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?