/ Notícias / Professor da UCPel tem artigo publicado em revista da USP
Professor da UCPel tem artigo publicado em revista da USP

O coordenador do Programa de Pós Graduação em Política Social e Direitos Humanos (PPGPSDH) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel)  e coordenador do Núcleo de Estudos Latino-Americano (NEL), César Augusto Costa teve o artigo - Direitos Humanos na América Latina: entre insurgência e libertação - publicado na revista da Universidade de São Paulo (USP) na edição de 2024/1. O periódico é um dos mais respeitados e qualificados no país no âmbito das Ciências Humanas e Sociais.

No artigo publicado, Costa expõe os determinantes do debate sobre os Direitos Humanos, a partir de uma perspectiva crítica latino-americana. Um debate que perpassa o tema das lutas sociais, de forma ampliada, indo ao encontro destes sujeitos de direitos negados (povos originários, quilombolas, negros, mulheres, gênero e trabalhadores) no contexto latino-americano e que dinamizam para o que o autor, aponte como direitos humanos à luz de uma práxis insurgente decolonial e anticapitalista.

“Ter um trabalho aceito em uma revista da Universidade de São Paulo é sem dúvida, um reconhecimento relevante para qualquer pesquisador, haja visto, que amplia e solidifica a divulgação de pesquisas e estudos feitos no âmbito do PPG”, comenta César.

Acesse o texto na íntegra através do link: https://revistas.usp.br/revusp/article/view/223198

Redação: Pedro Vargas