/ Notícias / Professor da UCPel publica artigo na Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável
O professor e coordenador dos cursos Administração, de Tecnologia em Gestão e do MBA em Gestão Estratégica de Negócios da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Sérgio Decker, teve artigo publicado recentemente na Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável, publicada pela Universidade Federal de Viçosa (MG). Desenvolvido em parceria com o professor de Agronomia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar, Mário Conill Gomes, o artigo tem como título "Análise do desempenho e participação da agricultura familiar na avicultura de corte na região sul do Rio Grande do Sul - Brasil".

Segundo Decker, o material teve como foco de estudo a cadeia produtiva da avicultura de corte estabelecida na Zona Sul gaúcha, cuja indústria integradora está localizada no município de Morro Redondo. O artigo, a partir de uma pesquisa bibliográfica e documental, apresenta uma análise da avicultura de corte no Brasil, no Estado e na região de Pelotas. "Realizou-se uma caracterização dos elos produtores e indústria, evidenciando-se no trabalho dados como número de produtores, capacidade de produção, volume de produção e outros dados que revelam a importância econômica e social deste segmento", explica Decker.

A base de produtores é essencialmente constituída por agricultores familiares e a avicultura é uma das principais atividades que garantem a sustentabilidade das 89 famílias que compõem o pilar de fornecimento da cadeia. "Constata-se que existe uma perspectiva promissora de crescimento, haja visto que a indústria está atuando no limite de sua capacidade e já possui projeto de duplicação da planta para os próximos anos. Desta forma, entendemos que a integração dos produtores familiares revela-se uma boa alternativa para o desenvolvimento da agricultura familiar da região", pontua o professor da UCPel.

Confira a íntegra do artigo neste link