/ Notícias / Professor da UCPel participa de Congresso Mundial de Epidemiologia no Japão
Professor da UCPel participa de Congresso Mundial de Epidemiologia no Japão
Professor da UCPel participa de Congresso Mundial de Epidemiologia no Japão
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) esteve representada no 21º Congresso Internacional de Epidemiologia – 21st World Congress of Epidemiology realizado entre os dias 19 e 22 de agosto na cidade de Saitama, no Japão. O professor de dois programas de pós-graduação stricto sensu da UCPel, Fernando Barros, participou de uma mesa-redonda juntamente com pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).  
 
Na mesa, intitulada Time trends in perinatal and infant health based on four population based cohorts from Pelotas, Brazil, o docente e pesquisador da UCPel apresentou os resultados das condições de saúde das mães e seus recém-nascidos nas quatro coortes de nascimentos realizadas em Pelotas, nos anos de 1982, 1993, 2004 e 2015. Conforme Barros, em 1982, a prevalência de nascimentos pré-termo era de 6,3% e em 2015 aumentou para 16%. Por outro lado, os nascimentos por cesarianas, que representavam 27,7% dos partos em 1982, aumentaram para 65,1% em 2015.

Segundo o professor, uma parte do aumento dos nascimentos pré-termo pode ser atribuída ao aumento de interrupções da gravidez pelas cesarianas, mas a maior parte parece ocorrer devido ao início espontâneo de trabalho de parto prematuro. “O parto prematuro se dá, particularmente, em gestantes de pior situação socioeconômica e, muito provavelmente, é atribuído a uma acumulação de fatores de risco, como infecções, estresse e fumo”, comentou o docente.

Nesta edição, o Congresso teve como tema ‘Saúde Global, Regional, Local e Epidemiologia num Mundo em Mudança’ e deu prosseguimento a assuntos tratados no encontro realizado em 2014, no Alasca. O evento ainda promoveu o intercâmbio de informações sobre o desenvolvimento da epidemiologia em todos os campos, além de também contribuir para fortalecer a relação entre epidemiologistas em nível mundial.

Redação Rita Wicth – MTB 14101

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?