Os Anais Brasileiros de Dermatologia, uma das mais importantes publicações científicas da área no país, celebram 100 anos de história. Ao longo de um século, a revista se consolidou como referência na divulgação de estudos dermatológicos, sendo um espaço para a disseminação de conhecimento acadêmico e científico.
O professor Hiram Laranjeira, da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), destaca que um dos maiores desafios enfrentados pela publicação foi conquistar reconhecimento internacional. “O grande desafio foi ser indexado na base de dados PUBMED, um dos mais importantes repositórios de pesquisas médicas. Além disso, a publicação passou a ser bilíngue, em português e inglês, o que ampliou sua visibilidade”, explica.
Como parte do corpo editorial da revista, o professor desempenha um papel na seleção e revisão dos artigos submetidos. “Os editores fazem uma análise criteriosa dos trabalhos, que depois são encaminhados para revisores especializados. Em seguida, ocorre a correção dos fascículos antes da publicação final”, detalha.
Segundo o professor, a UCPel tem contribuição nesse processo. Diversos estudos do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento (PPGSC) da Universidade foram publicados nos Anais Brasileiros de Dermatologia.
O reconhecimento da relevância da revista também se reflete na Academia Nacional de Medicina (ANM), que enaltece a trajetória centenária da publicação. “A ANM reconhece a importância de um periódico com 100 anos de existência, o que reforça ainda mais sua credibilidade na área médica”, finaliza Laranjeira.