/ Notícias / Professor da UCPel palestra sobre processamento de sinais visuais e aplicações na UFRGS

Nesta terça-feira (7), o professor do mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação da Universidade Católica de Pelotas (MEEC/UCPel), Mateus Grellert, irá ministrar palestra sobre processamento de sinais visuais e aplicações. O evento é gratuito e ocorrerá no Anfiteatro do Centro de Eventos do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

De acordo com o coordenador da graduação em Engenharia de Computação, Cláudio Diniz, o evento denominado “3rd IEEE Seasonal School on Digital Processing of Visual Signals and Applications” ressalta o avanço na área de processamentos de imagens e vídeos. “Através desses progressos surgem novas tecnologias como veículos autônomos, sistemas de multimídia imersiva e auxílio no diagnóstico de imagens médicas”, avalia.

Segundo Diniz, trata-se de uma área de estudo crescente, devido ao elevado volume de produções que é gerado pelos dispositivos atuais. Para Grellert, a palestra "Machine Learning Applications in Image and Video Processing” possibilita aos participantes discutir sobre as diversas formas de comunicação e expressão nas redes sociais. “Acredito que processar esse grande volume de dados representa um enorme desafio na comunicação”, ressalta.

O encontro oportuniza a reunião de acadêmicos, pesquisadores e profissionais da indústria da área de processamento de imagens e vídeos. Para os participantes é possível expor e divulgar as produções desenvolvidas ao longo da trajetória acadêmica. “Diversos profissionais renomados nacionalmente na área de processamento de sinais estarão reunidos, logo, é uma excelente oportunidade para firmar parcerias de pesquisa”, afirma Grellert.

Na ocasião, o acadêmico do MEEC, Rafael da Silva, apresentará o pôster “Approximate Interpolation Filters for the Fractional Motion Estimation in HEVC Encoders and their VLSI Design” sob orientação de Grellert com participação do estudante de Engenharia de Computação, Ícaro Siqueira.

O acadêmico do MEEC, Matheus Stigger, apresentará o trabalho “Configurable Sum of Absolute Transformed Differences Approximate Hardware Accelerator” sob orientação dos professores Cláudio Diniz (UCPel), Leonardo Bandeira Soares (IFRS), Sergio Bampi (UFRGS) e Eduardo Da Costa (UCPel).

O comitê de organização é integrado pelos por Grellert e Diniz. Confira a programação no site.

Redação: Victoria Priotto