/ Notícias / Professor da UCPel palestra no Seminário Biomas e Biotecnologia
Professor da UCPel palestra no Seminário Biomas e Biotecnologia
01.07.2008 | 00:00
Professor da UCPel palestra no Seminário Biomas e Biotecnologia
O professor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Marcelo Dutra da Silva, foi convidado do Seminário Biomas e Biotecnologia, promovido pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Na última terça-feira (24), durante o encontro, o professor falou sobre análise de fragilidade ambiental e necessidade de melhor compreensão dos sistemas naturais gaúchos (biomas gaúchos).

No debate, Dutra da Silva fez uma breve apresentação sobre aspectos conceituais de Ecologia, trazendo à tona questionamentos sobre o significado da área. A seguir, o professor chamou atenção a respeito da importância e necessidade de conservação da integridade e funcionamento dos ecossistemas.  Os serviços prestados pela natureza e a falta de conhecimento ainda existente sobre ela também foram pontos trabalhados. “Defendi que para preservar é preciso conhecer, e que para conhecer precisamos pesquisar e estudar mais, o que estamos fazendo muito pouco”, disse.

Na oportunidade, o professor apresentou o estudo de fragilidade ambiental que desenvolve e a equação que permite relacionar os temas de trabalho: relevo, chuva, solo, vegetação e áreas prioritárias para conservação, além dos mapas de fragilidade concluídos para duas bacias hidrográficas.

Os debatedores do seminário também participaram de entrevista na TV Assembléia, no programa Democracia, onde expuseram novamente suas idéias. “O evento foi uma oportunidade de aproximar a academia – ciência – da realidade social e da esfera política de decisão. Solicitei aos políticos presentes que lutem por mais recursos na construção e aplicação do conhecimento, pois só com mais estudo e dedicação ao conhecimento vamos poder melhor ajustar as relações homem-natureza ou mesmo reduzir o descompasso entre Economia e Ecologia”, afirmou.

Estiveram presentes no debate, também, o escritor, filósofo, teólogo, educador popular, cientista social e um dos fundadores da Comissão Pastoral da Terra, professor Ivo Poletto; o engenheiro agrônomo e membro da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), professor Rubens Onofre Nodari; e o frei Sérgio Göergen, ex-deputado estadual e atuante em movimentos sociais do campo desde o início da década de 80.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?