Professor da UCPel palestra no Instituto São Benedito
28.03.2008 | 00:00
Amanhã (29), jovens do Instituto São Benedito poderão conhecer um pouco mais sobre um dos temas atuais na área de meio ambiente. O professor de química da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Ambrósio Andrade, ministrará palestra, às 10h, a adolescentes de 15 a 17 anos, sobre os efeitos causados pela destruição da camada de ozônio na superfície terrestre. A idéia é que estes jovens possam se aproximar mais ainda da visão científica do assunto.
De acordo com Andrade, a atividade será uma grande oportunidade de apresentar o tema aos adolescentes. “Queremos mostrar a importância da química no meio ambiente e esclarecer aspectos dos efeitos causados à vida”, destacou. Segundo ele, com essa ação a Universidade leva conhecimento para uma faixa etária da população que no futuro exercerá um papel cidadão. “A UCPel tem integração permanente com as instituições da cidade e região. Assim, o conhecimento não fica restrito à academia, mas vai às pessoas”, disse.
Impacto
Em sua explanação, o professor abordará o modo como se dá a destruição da camada de ozônio, dano que expõe a população mundial à radiação ultravioleta (UV). De acordo com ele, elementos comuns na vida cotidiana, como gás de geladeira, contribuem para essa destruição, pois contém Cloro Flúor Carbono (CFC). Segundo o professor, o hemisfério sul do globo terrestre é o mais vulnerável: recebe mais radiação. Além destes temas, Andrade falará sobre a composição do ozônio e proteção solar.