/ Notícias / Professor da UCPel em parceria com professor da UFRJ publica capítulo em livro internacional

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e do Núcleo de Estudos Latino-Americanos (NEL), César Augusto Costa, em colaboração com o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Carlos Frederico Loureiro, teve o capítulo "Critical Environmental Education, Marxism and Environmental Conflicts: Some Contributions in the Light of Latin America" publicado no livro "The Palgrave International Handbook of Marxism and Education" em dezembro de 2023.

Organizada pelos docentes Inny Accioly (Universidade Federal Fluminense/Brasil), Richard Hall (Universidade de Montfort, Reino Unido) e Krystian Szadkowski (Universidade Adam Mickiewicz, Polônia), a coletânea explora questões emergentes na educação sob uma perspectiva marxista, abordando movimentos sociais como descolonização, direitos indígenas e Black Lives Matter.

A obra, em inglês, conta com diversos pesquisadores de várias instituições do mundo e do Brasil, já que a intenção perpassa o campo de estudos marxistas e suas variadas determinações, tanto na esfera da educação como em outros temas emergentes.

O capítulo dos professores Costa e Loureiro examina as relações entre conflitos ambientais na América Latina e os processos sociais, econômicos e políticos que afetam as populações da região, destacando a expropriação de recursos naturais e sua relação com a questão social.

Redação: Betânia Bierhals