/ Notícias / Professor da UCPel é um dos conferencistas de Congresso Internacional sobre Tecnologias na Educação
Professor do curso de Administração da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e entusiasta do uso da plataforma Second Life na educação, o professor Roberto Funck será um dos oito conferencistas do 3º Congresso Internacional Edutic: O impacto das Tecnologias na Educação. O evento ocorre nos dias 11, 12 e 13 de outubro, na Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUC-Peru).

Funck, criador do Centro de Docência Online Independente (Cedoi/UCPel) e fomentador na ampliação do uso do Second Life nas atividades de educação a distância da UCPel, tratará do tema “Habilidades docentes para trabalhar com novas tecnologias em educação”. Ele será o único brasileiro conferencista.

Na avaliação do professor, o convite feito pela PUC do Peru para ser um dos palestrantes em um encontro que reunirá representantes da educação do mundo todo é uma confirmação de que a educação a distância passa a ser um tema importante na estratégia educacional da UCPel. “É especialmente relevante porque o trabalho que estamos fazendo aqui está sendo reconhecido pela instituição que é referência latino-americana no assunto. Fazer parte da equipe que está levando a UCPel a essa nova realidade é um motivo de orgulho para mim”, comentou.

Em junho, uma matéria do blog Hazlo Real, considerado um dos mais lidos sobre mundos virtuais do planeta, apontou a UCPel como um expoente latino-americano de atuação no Second Life. O texto refere-se tanto ao espaço dentro do ambiente quanto à metodologia desenvolvida pela Católica para aplicá-lo como ferramenta na educação a distância.

Tecnologias na Educação
O 3º Congresso Internacional Edutic, organizado pela Faculdade de Educação da PUC-Peru, busca discutir o aproveitamento dos recursos tecnológicos a favor da educação e promover o uso adequado das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na educação presencial e virtual em contextos diversos.

Pretende ainda reconhecer as características e demandas de aprendizagem do estudante de hoje, analisar mudanças no currículo, gestão e ensino a partir da perspectiva de qualidade e inclusão. O encontro tem, também, o intuito de reconhecer tendências em gestão estratégica nas instituições que incorporam a tecnologia em seus processos educativos. Além disso, busca contribuir para a discussão conjunta sobre a definição de critérios para utilizar educativamente a tecnologia.