/ Notícias / Professor da UCPel é homenageado no Dia Mundial do Biólogo
Professor da UCPel é homenageado no Dia Mundial do Biólogo
04.09.2012 | 16:08 | #ecologia #ciencias-biologicas
Professor da UCPel é homenageado no Dia Mundial do Biólogo
Em alusão ao Dia Mundial do Biólogo, na tarde de segunda-feira (03) foi realizada uma homenagem ao coordenador do curso de Ciências Biológicas e um dos idealizadores do curso de Ecologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Maximiano Pinheiro Cirne.

Organizado por um grupo de acadêmicos, egressos e professores dos cursos de Ecologia e Ciências Biológicas, o evento realizado no saguão do Campus I contou com uma leitura breve do histórico profissional do homenageado, feita pelo professor José Antônio Weykamp da Cruz. Também foi realizado o descerramento de uma placa em sua homenagem.

Após isso, a Pró-Reitora Acadêmica, Patrícia Haertel Giusti, leu uma mensagem enviada pelo Arcebispo Metropolitano de Pelotas e Chanceler da UCPel, Dom Jacinto Bergmann. No texto, Dom Jacinto lamentou não poder estar presente no descerramento da placa e deixou uma reflexão sobre o papel da Biologia na vida na terra. “Ela tem a nobre missão de entender a vida na sua integridade, sabendo que essa é o que de mais elevado e digno está no sonho do Deus da vida: a vida vem de Deus e se plenifica em Deus”, afirmou.

A bióloga Eunice Mereb está há 42 anos na UCPel e, assim como Cirne, faz parte do início do desenvolvimento do antigo curso de História Natural. “A importância de Maximiano é dada pelo seu amor ao que faz. Sua dedicação e empenho para o mantimento desses cursos agora têm reconhecimento merecido”, pontuou. ”Foi uma grande surpresa, não esperava por isso. Agradeço a todos os presentes pelo carinho”, disse Cirne, após receber os cumprimentos.

Trajetória profissional
Em 1975, Maximiano Pinheiro Cirne graduou-se em Licenciatura em História Natural na UCPel e voltou à Instituição em 1980, já como professor na área. Após sua Especialização em Ecologia Humana, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), na década de 80, participou da implantação do curso de Especialização e, posteriormente, do Bacharelado em Ecologia na UCPel. Também foi sua iniciativa a criação, em 1997, do Museu de História Natural. Cirne participou de diversos projetos de pesquisa para a conservação da biodiversidade da região. Professor ainda em atividade, desde abril de 2009 coordena o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Católica.