Os 40 anos do filme O Exorcista foram lembrados pela revista mensal da Editora Globo, Galileu. Boa parte da história da película é contada durante a reportagem, que destaca que, mesmo depois de passado tanto tempo, ela continua imbatível como a maior obra prima do gênero terror. O professor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Fábio Raniere Mendes, coordenador do curso básico de Parapsicologia da Instituição, foi procurado pela revista justamente para explicar se os fenômenos apresentados pelo filme ocorrem na vida real e podem ser considerados como sobrenaturais. “A Parapsicologia mostra que não precisamos recorrer a uma explicação sobrenatural se existe uma natural”, explica.
O filme, assim com temas sobrenaturais, costuma despertar o interesse das pessoas. Segundo o professor, a Parapsicologia é a forma científica existente para explicar fenômenos como os retratados em O Exorcista, por exemplo. Para divulgar a ciência, que é recente, a UCPel oferece permanentemente um curso de extensão a distância sobre o tema, no qual a Parapsicologia é apresentada de forma mais aprofundada. “Com esse curso queremos divulgar a Parapsicologia como ciência, que estuda de certa forma os problemas ocasionados pela mente humana, responsável por criar as situações mais diversas possíveis”, pontua.
De acordo com o professor, o curso, que tem carga horária de 40 horas, será reformulado ainda no mês de janeiro, com a intenção de reestruturar e atualizar o conteúdo, além, também, de trazer à tona novos debates.