Professor da UCPel apresenta trabalho na Romênia
O professor do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Católica de pelotas (UCPel) Sérgio José Melo de Almeida apresentou um trabalho na vigésima edição do European Signal Processing Conference (EUSIPCO-2012), realizada de 27 a 31 de agosto, na Romênia.
Em seu trabalho, intitulado Efeitos da Inicialização no Comportamento dos coeficientes do algoritmo de projeções afins, Almeida tratou da correção de falhas na inicialização de sistemas adaptativos e estudou métodos para o cancelamento do eco acústico e elétrico em sistemas de comunicação.
Almeida propôs um modelo de análise que permite a compensação nas variações do sistema de cancelamento dos ecos em redes de telefonia. Seus estudos na área de processamento de sinais foram aprofundados em anos de pesquisa e abordados em seu doutorado e pós-doutorado. O trabalho apresentado na Romênia teve o auxílio de dois professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Marcio Costa e José Carlos Bermudas.
Almeida ressaltou a grande troca de saberes proporcionada pelo evento. “A Conferência evoluiu à base de nossas pesquisas. É gratificante ser reconhecido em um evento desse porte”, destacou.
EUSIPCO-2012
Organizado pela Associação Europeia para o Discurso de Sinal e Processamento de Imagens (EURASIP), pela Universidade Politécnica de Bucareste e pela Paristech Telecom, o evento é um dos mais importantes do mundo sobre processamento de sinais e ocorreu na cidade de Bucareste, na Romênia, no Palácio do Parlamento. Os pesquisadores envolvidos focaram seus debates em questões relacionadas ao processamento de sinais, algoritmos e aplicações, apresentando o que há de mais atual em pesquisas de reconhecimento de voz e imagem, compressão de sinais, filtragem adaptativa, vídeo digital, entre outras questões relacionadas.
Os trabalhos apresentados foram escolhidos de acordo com a relevância, qualidade e grau de inovação apresentado. Cada pesquisa será publicada posteriormente nos anais do EUSIPCO-2012 e indexada nas principais bases de dados bibliográficas do segmento.