Tradicional premiação gaúcha, o Troféu Obirici já passou pelas mãos de grandes personalidades e lideranças do Rio Grande do Sul, como Moacir Scliar, Esther Grossi, Jorge Gerdau Johannpeter, Lasier Martins, Bernardo de Souza e o reitor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), professor Alencar Mello Proença. Na edição deste ano, a Católica novamente figura entre os agraciados do prêmio idealizado pelo jornalista Saul Júnior, dessa vez com o professor da Escola de Comunicação Social (Ecos), Manoel Jesus Soares da Silva. A entrega do troféu ocorrerá na próxima segunda-feira (29), em Porto Alegre.
Emocionado pela indicação, Soares da Silva disse acreditar que deve o prêmio à sua atuação educacional junto à UCPel e considerou “uma honra ter sido lembrado por entidades dos mais diversos segmentos sociais da comunidade”.
Além de lecionar na Universidade nas áreas de redação em jornalismo e marketing político, Soares da Silva distribui artigos semanalmente para 15 jornais e revistas do Estado e mantém sua produção científica na página eletrônica
http://manoeljesus.ucpel.tche.br. O professor também é titular da cadeira de número dois da Academia Sul Brasileira de Letras.