/ Notícias / Produção Fonográfica recebe grandes nomes do cenário internacional
Produção Fonográfica recebe grandes nomes do cenário internacional

Um dos mais poderosos executivos da Time-Warner, responsável por lançar os holofotes em nomes como Caetano e Chico Buarque. O engenheiro de áudio que trabalha com temas considerados áridos, mas de forma irreverente. O fundador da maior escola de DJs do país. Essas são algumas das personalidades de destaque internacional que estarão dividindo seus conhecimentos na Universidade Católica de Pelotas (UCPel) nos próximos dias. A 3ª Semana Acadêmica do curso de Produção Fonográfica ocorre de 22 a 26 de outubro e inclui workshop, palestras e apresentações.

Aos 80 anos, André Midani (foto), considerado um dos nomes mais importantes da indústria fonográfica brasileira dos anos 60 aos 90, compartilha sua bagagem com os estudantes da Produção Fonográfica da Católica. Ele falará sobre Música, Ídolos e Poder – do Vinil ao Download, no dia 24. De 1955 a 2002, Midani trabalhou em gravadoras como EMI, Odeon, Polygram (Philips) e Warner (Time Warner), no Brasil, México e Estados Unidos. Lançou João Gilberto e a bossa nova no mercado nacional, estava por trás de discos e cantores centrais da música popular brasileira (MPB) nos anos 60 e 70, como Elis Regina, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Chico Buarque, e depois emplacou, na década de 80, toda a geração do rock brasileiro. Foi considerado pela revista Billboard, em 1984, uma das 90 pessoas mais importantes da história da indústria mundial de discos.

Para o presidente do Diretório Acadêmico do curso, Fábio Galindo, trata-se de uma personalidade que se dispõe a dividir suas experiências com os jovens aspirantes a produtores. “Para estes profissionais, o ambiente acadêmico é uma valorização da profissão que, quando eles mesmos começaram, era apenas ‘no tato’. Eles sentem que aqui na Universidade é o local certo para o trabalho no mercado fonográfico”, adiantou o estudante.

No dia 25, quinta-feira, o destaque será o fundador da Academia Internacional de Música Eletrônica (AIMEC), a maior escola de DJs e produção musical do país, Ilan Kriger. Na sexta-feira, Felipe Lisciel, da Academia do Produtor Musical e engenheiro de áudio famoso por atuar com temas técnicos, mas de forma dinâmica, falará sobre Áudio, Tecnologia e Mercados.

Além destas e outras personalidades, a Semana Acadêmica contará com ouvintes de outras partes do país e inovações como a apresentação de trabalhos próprios dos acadêmicos, produzidos nas disciplinas do curso. Composição de trilhas sonoras e debate sobre crowdfunding (financiamento coletivo de projetos) e direitos autorais também estão nos destaques.

Inscrições
As inscrições podem ser feitas no Estúdio de Produção Fonográfica da UCPel, localizado no Campus II (Rua Almirante Barroso, 1.202), de segunda a quinta-feira das 14h às 18h e das 19h às 22h, e na sexta-feira das 9h às 12h e das 14h às 19h. O investimento é de R$ 30,00 para alunos do curso e R$ 35,00 para não-alunos. Quem quiser participar de apenas um dia investe R$ 15,00 e para quem preferir acompanhar apenas o workshop o valor é de R$ 20,00.

Todas as atividades ocorrem no Espaço Multiuso, também no Campus II. Mais informações estão disponíveis no site do evento.

Dia 22/10, segunda-feira
Workshop Técnica Vocal orientada ao microfone, com Jussanete Vargas
14h – Palestra Perspectivas sobre o consumo musical, com Charles Di Pinto (Unisinos/Cholly.com)
16h30min – Apresentação de Composição: aluno Dhyan F. Diano