O curso de Processos Gerenciais EaD da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) recebeu a nota 4 do Ministério da Educação (MEC). A avaliação, remota, destacou uma iniciativa inovadora da educação a distância da instituição - o Projeto Integrador.
A análise realizada pelos técnicos do MEC focou nas dimensões relacionadas com a qualidade do curso, como estrutura, matriz curricular, interação com a comunidade, formação e produção dos docentes, acompanhamento do desempenho discente, atualização curricular, qualidade e interação da plataforma. De acordo com o coordenador da graduação, professor Rafael Damé Andretti, todos os itens avaliados identificaram a qualidade do curso oferecido, além da possibilidade de desenvolver pesquisa e extensão. “Termos um curso que possibilita ao aluno uma visão geral da empresa em dois anos com uma avaliação completamente positiva do MEC, isso nos coloca na frente dos demais e traduz a excelência do Processos Gerenciais da UCPel na região”, afirma Andretti ao lembrar que os indicadores pedagógicos, assim como o corpo de tutores também foram fundamentais para a nota 4.
A proposta inovadora em que os alunos têm contato com o mercado de trabalho a cada módulo de ensino, o Projeto Integrador, foi um dos quesitos que garantiu o bom desempenho do curso de Processos Gerenciais na análise feita pelo Ministério da Educação. De acordo com a diretora de Educação a Distância da UCPel, professora Patrícia Giusti, a partir dessa metodologia inovadora o aluno entra em contato com o mundo do trabalho, com situações que serão desenvolvidas na profissão.
Outro ponto destacado pelo MEC, revela a gestora do EaD UCPel, é a oportunidade do aluno estudar em uma universidade que oferta variados projetos, principalmente na extensão. "O aluno pode se envolver em atividades de ensino, em atividades de pesquisa e em atividades de extensão. Isso traz o reconhecimento de que ele pode usar a estrutura da universidade para complementar a sua formação”, conclui professora Patrícia.
Redação: Alessandra Senna