Com a presença da diretora da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP), Eliana Vianna, muito mais do que a discussão da forma de ensinar foi feita na Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Na oportunidade, com a participação de alunos e professores da área, foi fundado o primeiro núcleo da ABEP no estado. A reunião que deu início às atividades foi feita ontem (09), no Campus II da UCPel.
Eliana esteve presente na Católica para divulgar o trabalho da entidade e fomentar a criação do núcleo gaúcho. Hoje no Brasil existem 33 deles. “Não atuamos para que exista um único perfil de curso de Psicologia, mas que existam sim currículos diferentes, e acima de tudo com qualidade. Queremos garantir que o aluno tenha bons estágios, conheça várias áreas, que professores dediquem tempo para se reunir e os alunos desenvolvam a capacidade de produção acadêmica”, explicou a diretora. Segundo Eliana, a ABEP marca presença nas Universidades fomentando trocas de idéias e experiências. “Somos uma entidade de interlocução”, disse.
Além da reunião de formação do núcleo, a diretora ministrou palestra à noite, para alunos e professores da UCPel, com o tema “Por que não temos uma só Psicologia?”. Em sua explanação, ela falou sobre a pluralidade teórica da profissão. Para ela, o ensino na área não deve colocar regras rígidas sobre que tipo de teoria se deve seguir. “Se algo é ensinado como verdade absoluta, se faz uma formação distorcida, como se apenas uma teoria fosse verdadeira. Essa postura influencia em posições, que produzem efeitos”, destacou. Segundo ela, a situação deveria ser encaminhada mostrando aos alunos as diversas teorias existentes e seus efeitos na sociedade.
Para a diretora, os maiores desafios no ensino da Psicologia hoje são a capacidade e o fôlego de leitura dos estudantes, que deve ser estimulado, e o constante aprimoramento dos professores.
Coordenação
A professora Algaídes Rodrigues, da UCPel, assumiu a coordenação do núcleo. A vice-coordenadora é a professora Suzana Curi, da Universidade da Região da Campanha (Urcamp) de Bagé. O núcleo reúne professores e também alunos de Psicologia. De acordo com a professora Algaídes, a criação do espaço de discussão no estado reflete o avanço na organização pela busca da qualidade contínua na formação de Psicólogos. Representantes de Pelotas, Bagé e Rio Grande estiveram na reunião de fundação.
Pela formação dos futuros psicólogos
A ABEP é uma entidade de âmbito nacional, voltada para a reflexão, desenvolvimento e aprimoramento da formação em Psicologia no Brasil. A principal idéia é promover discussões sobre o ensino da área, incluindo as particularidades de cada região.