/ Notícias / Primeiro dia do XIV Congresso de Medicina trata de Saúde Coletiva
Primeiro dia do XIV Congresso de Medicina trata de Saúde Coletiva
29.10.2013 | 17:15 | #medicina
Primeiro dia do XIV Congresso de Medicina trata de Saúde Coletiva
“São poucos aqueles que têm o privilégio de viver esse momento”. Foi assim que o reitor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), José Carlos Bachettini Júnior, abriu oficialmente a primeira noite do XIV Congresso de Medicina, curso que comemora 50 anos de sua fundação. O Congresso, organizado pela Associação Turma Médica 2014, reunirá até sexta-feira (1º) egressos da Instituição de renome internacional.

Reforçando o tema Resgatando 50 anos de história, Bachettini aproveitou a cerimônia de abertura para lembrar de Dom Antônio Zattera, visionário que imaginou, na década de 60, abrir um curso de Medicina no interior do Estado. Para resgatar parte da história da criação da Medicina, o reitor mostrou aos presentes o relatório de reconhecimento do curso.

O reitor ainda aproveitou a ocasião para provocar os estudantes na busca pela nota cinco do curso no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). “Vocês podem ser responsáveis por esse marco que se tornará uma nota 5 nos 50 anos do curso”, disse.

A coordenadora do evento, professora Luiza Helena Novaes, aproveitou a cerimônia para agradecer o apoio recebido da UCPel para a realização do evento, que reunirá 17 palestrantes, sendo cada dia de atividades destinado ao debate de uma especialidade médica.

Para a coordenadora do curso de Medicina, professora Vanessa Collete, o congresso vem para coroar as comemorações dos 50 anos do curso. “Além das comemorações, a realização do Congresso também será uma oportunidade de compartilhar atualizações da área”, disse. A professora ainda lembrou que fez parte da turma que organizou o primeiro congresso do curso. “Esse evento vem sendo bastante aguardado pelos acadêmicos do curso, que podem aproveitar a oportunidade para compartilhar conhecimento e rever colegas e mestres”, disse.

Saúde Coletiva
O primeiro dia de atividades foi destinado para o debate de Saúde Coletiva. Abrindo os trabalhos, o professor e pediatra Fernando Barros apresentou o estudo sobre as Coortes em Pelotas, iniciado em 1982 e que reuniu quase seis mil recém-nascidos naquele ano. “Com a minha apresentação espero atrair os estudantes de Medicina para a pesquisa”, brincou. O estudo, que prosseguiu com recém-nascidos nos anos de 1993 e 2004, reúne uma quantidade impressionante de informações que são utilizadas por diversas áreas das ciências.

A segunda palestrante da noite, a médica Maria Fernanda Detanico, compartilhou sua experiência profissional na organização Médicos Sem Fronteiras. Encerrando a noite, o médico Baldur Oscar Schubert, representante da Organização Ibero-Americana de Seguridade Social, falou sobre a Saúde no Brasil nos últimos 50 anos.

Programação
Na terça-feira (29) as palestras versarão sobre Pediatria. São convidados da noite os médicos Jaqueline Caldas, Marcelo Porto e Ricardo Halpern. Na quarta-feira (30), o tema será Clínica Geral, na quinta-feira (31) Ginecologia e Obstetrícia e na sexta-feira (1º) Cirurgia Geral. Durante o evento, acadêmicos também apresentam suas produções científicas. Mais informações sobre as palestras estão disponíveis no site do evento.