/ Notícias / Primeira cirurgia cardíaca de alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde é realizada no HUSFP
19.08.2024 | 09:15 | #husfp
Primeira cirurgia cardíaca de alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde é realizada no HUSFP Foto Leandro Lopes

Depois de ser diagnosticado com um infarto no miocárdio, o paciente de 60 anos foi encaminhado para a cirurgia de ponte de safena, de alta complexidade. A primeira pelo Sistema Único de Saúde (SUS) depois do novo credenciamento do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP)

De acordo com o médico cardiologista intervisionista, Allan D'Avila que fez o diagnóstico depois de um exame de urgência de cateterismo, a doença grave no coração foi identificada. "Necessitávamos da cirurgia de ponte safena, tipo de procedimento além da emodinâmica", explicou.

Diante do quadro, a equipe do cirurgião cardíaco Evandro Oss se preparou para o primeiro procedimento de alta complexidade pelo SUS dentro do HUSFP. "O credenciamento vai possibilitar outras cirurgias como implante de marca passo, de válvulas, aórtica entre outras que estão no rol das grandes cirurgias cardíacas", disse Oss, que comemora o sucesso do procedimento. "Estamos muito felizes junto com a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), de poder ofertar esse serviço para pacientes de Pelotas e toda região, serviço esse que vem a somar a tantos outros para tratar doenças cardiovasculares que mais acometem as pessoas no mundo", finalizou.

O diretor do HUSFP, Márcio Rafael Slaviero, disse que é serviço muito importante para a comunidade e como hospital escola, também um ganho na formação profissional médica e das áreas da saúde. "A população cada vez mais longeva, traz consigo as doenças atuais do envelhecimento, onde as especialidades cardiovasculares, neurológicas, de obesidade fazem parte do tratamento da população.

A cirurgia cardíaca é de alta complexidade, com necessidade de profissionais especializados, estruturas de equipamentos, retaguarda de UTIs, e por isso tudo, estamos muito felizes. Quem ganha é a comunidade", concluiu.

Redação Lisandra Reis