Prevenção de acidentes é foco de evento neste sábado (20)
19.11.2010 | 17:39
Pela segunda vez, o bairro Sanga Funda receberá o evento “Primeiros Socorros na Comunidade”, idealizado por alunas do curso de Enfermagem da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Neste sábado (20), não só moradores da localidade, mas de toda a cidade, estão convidados a participar das atividades gratuitas que têm como finalidade contribuir para a diminuição de acidentes, como lesões por picadas de animais peçonhentos e fraturas ocasionadas durante atividades desportivas. Como na primeira edição, o evento será sediado pela Escola Estadual de Ensino Fundamental Raquel Mello.
Conforme uma das alunas responsáveis pela realização, Vera Saldanha Fernandes, haverá mostra de trabalhos produzidos pelos estudantes da própria escola, divulgação de informações sobre prevenção à violência sexual e mostra do Museu de História Natural da Católica, organizada pelo coordenador da graduação em Ecologia, professor José Antônio Weykamp da Cruz. O biólogo William Azário também participará expondo animais vivos peçonhentos e instruindo a população sobre o assunto. “Por causa da grande quantidade de olarias na Sanga Funda, é comum a ocorrência de acidentes com picadas de cobras ou escorpiões”, explicou Vera. Jéssica Costa Al-Alam também participa do projeto, que é vinculado ao Programa de Educação pelo Trabalho (PET – Saúde da Família).
Já na esfera da recreação, estão previstas competições esportivas, com premiação para as equipes vencedoras, distribuição de guloseimas, cama elástica e apresentação de teatro e street dance por alunos da Escola Raquel Mello. O 2º Encontro Primeiros Socorros na Comunidade terá início a partir das 14h. A atividade conta com o apoio do projeto Educação Inclusiva, do curso de Pedagogia da UCPel.