/ Notícias / Presidente da Capes propõe busca por autonomia ao mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação
Presidente da Capes propõe busca por autonomia ao mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação
Presidente da Capes propõe busca por autonomia ao mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação
O mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) foi apresentado ao presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Abilio Baeta Neves, durante sua visita na universidade no dia 13 de março. Atualmente, o mestrado da Católica é associado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

Ao conhecer o modelo de funcionamento do curso, criado em julho de 2014, Neves orientou o coordenador do programa, professor Eduardo Costa, a buscar a autonomia do mestrado na próxima visita do Ministério da Educação. “Como o programa já possui o número de professores necessários, o ideal é vocês saírem da próxima avaliação da Capes já autônomos”, comentou. A associação temporária prossegue até o ano de 2018.     

Durante fala para apresentação do mestrado, Costa demonstrou os principais pontos fortes do curso, como a integração com a graduação e com a área da saúde, além da preocupação com o aspecto social, através de estudos voltados aos deficientes visuais e auditivos. Ressaltou também a existência da cultura de produção científica entre os alunos, com mais de 20 artigos publicados desde a primeira seleção, realizada em 2014.     

Costa destacou ainda como ponto positivo a participação ativa dos membros externos ao programa, responsáveis por co-orientações, palestras e aulas inaugurais. As diversas parcerias com universidades de âmbito regional, nacional e internacional também foram mencionadas. 

Para obter a autonomia, o planejamento do curso prevê o aumento do corpo docente, crescimento da produção científica, aproximação com do Polo Tecnológico de Pelotas, parcerias com universidades internacionais, busca continua pela consolidação do mestrado e perspectiva de abertura de um curso de doutorado. Atualmente, o mestrado possui três linhas de pesquisa: Projeto de Circuitos VLSI, Processamento Digital de Sinais e Computação Ubíqua. 
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?