/ Notícias / Premiação encerra Salão Universitário 2015
Premiação encerra Salão Universitário 2015
30.10.2015 | 19:44 | #institucional
Premiação encerra Salão Universitário 2015
Na tarde desta sexta-feira (30), ocorreu no Espaço de Convivência do Campus I da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) o encerramento do Salão Universitário 2015. O evento congregou o 7º Congresso de Extensão, a 14ª Mostra de Pós-Graduação e o 24º Congresso de Iniciação Científica. A atividade final foi marcada pela premiação dos melhores entre os mais de 500 trabalhos apresentados nas áreas de Saúde, Ciências Biológicas, Linguística, Ciências Humanas e Sociais, Agrárias, Exatas e Engenharias.

Veja, a seguir, a relação dos trabalhos premiados:
Jovem Pesquisador
Linguística, Letras e Artes - Gamification - Uma análise sobre gamedesign em projetos educativos, de José Oxlei Ortiz, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (If-Sul). Orientação de Luis Otoni Ribeiro.
Ciências da Saúde - Viabilidade das células tronco pulpares de dentes decíduos e permanentes no combate ao estresse oxidativo, de Geovana Correa, da UCPel. Orientação de Fernanda Nedel.
Ciências Sociais Aplicadas - O jogo de construção de palavras: projeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pedagogia/UCPel, de Dalila Noremberg, da UCPel. Orientação de Daniel Botelho.
Ciências Agrárias - Potencial terapêutico degenerativo do álcool etílico 70% e cloreto de amônio 2% em cartilagens articulares hígidas, de Kamilla Boesche, da Univrersidade Federal de Pelotas (UFPel). Orientação de Charles Martins.

Jovem Pesquisador - Probic/Fapergs
Ciências exatas e da terra - Estudo da interação de átomos de níquel com nanotubos de carbono via teoria do funcional da densidade, de Rafael Triani, da UFPel. Orientação de Maurício Piotrowski.
Ciências da saúde - Níveis séricos de citocinas pró-inflamatórias após intervenção da terapia cognitiva comportamental, de Sabrina Aspir, da UCPel. Orientação de Jean Pierre Oses.
Linguística, Letras e Artes - Aquisição fonético-fonológica: O comportamento das vogais médias altas, de Thais Ramos, da UCPel. Orientação de Carmen Matzenauer.
Ciências Sociais Aplicadas - A vulnerabilidade social de transfronteiriços e as especificidades da proteção social nas cidades-gêmeas da fronteira gaúcha, de Ricardo Gonçalves, da UCPel. Orientação de Vini Rabassa da Silva.

Jovem Pesquisador - PIBIC/CNPq
Ciências da Saúde - Beclometasona apresenta potencial terapêutico em linhagem de melanoma A375E em glioblastoma multiforme GL261, de Taíse de Carvalho, da UFPel. Orientação de Elizandra Braganhol.
Linguística, Letras e Artes - Alongamento vocálico e aspiração de oclusivas na aquisição da estrutura silábica CCV, de Thais Barbieri, da UFPel. Orientação de Giovana Gonçalves.
Ciências Agrárias - Avaliação de dislipidemia sob parâmetros hematológicos de animais experimentais submetidos à dieta hipercalórica tratados com extrato de LCEA00205, de Jéssica Salame, da UFPel. Orientação de Marcia Nobre.
Ciências Sociais Aplicadas - Argumentações judiciais no auxílio-reclusão: Regulação e emancipação na proteção social, de Rodrigo da Silva, da UCPel. Orientação de Luiz Antonio Chies.

Pós-graduação
Ciências da Saúde - Glioma e macrófagos: O papel da regulação do sistema purinérgico na progressão tumoral, de Juliana Azambuja, da UFPel. Orientação de Elizandra Braganhol.
Ciências Sociais Aplicadas - A relação entre (re)produção da violência e a garantia de proteção integral, de Fernanda da Fonseca, da UCPel. Orientação de Vini Rabassa da Silva.
Ciências exatas e da terra - Estudo computacional de nanoclusters de 55 átomos: O exemplo de Y - TC e PT, de Krys Elly Batista, da UFPel. Orientação de Maurício Piotrowski.
Linguística, Letras e Artes - A imagem estereotipada da mulher no comercial da cerveja Itaipava: Uma análise bakhtiniana, de Angela Ribeiro, da UCPel. Orientação de Adail Sobral.

Extensão
Ciências da saúde - Avaliação da colonização pelo estreptococo do grupo B em gestantes atendidas em ambulatório pré-natal, de Mariana de Mello, da UCPel. Orientação de Cristina Fabião.
Ciências exatas e da terra - Informática para pessoas com deficiência visual, de Alvin Lauro Beskow, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Orientação de Viviane Alves.
Ciências humanas - Sociologia da violência, de Jarbas Costa, da Faculdade Anhanguera. Orientação de Maria Amélia da Costa.
Linguística, Letras e Artes - Clube da troca, de Mariza de Souza, da UCPel. Orientação de Matilde Contreras.

Prêmio-extra
Como parte das comemorações dos 55 anos da UCPel, a Instituição realizou um sorteio-surpresa entre os seus alunos presentes ou representados por seus orientadores na atividade. A doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), Angela Ribeiro, ganhou uma bolsa de estudos do Instituto Empreendedor Endeavor Brasil, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).