/ Notícias / Prédio do Cenáculo é preparado para hospedar profissionais da saúde
Prédio do Cenáculo é preparado para hospedar profissionais da saúde
22.04.2020 | 17:41 | #husfp #coronavirus
Prédio do Cenáculo é preparado para hospedar profissionais da saúde

O Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) hospedará suas equipes de saúde no prédio do Cenáculo, visando o isolamento social. O local, administrado pela Arquidiocese de Pelotas, tem capacidade para alojar até 60 pessoas e começará a registrar ingresso dos profissionais a partir do dia 27 deste mês.

Dois ambientes foram preparados para receber médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. O primeiro deles é voltado ao isolamento de quem apresenta sintomas ou que testou positivo para o novo coronavírus (Covid-19), sem necessidade de cuidados hospitalares e opte por fazer o isolamento longe da família. O segundo local, destinado a cuidados preventivos, servirá quem escolher utilizar o espaço como alojamento, pois em sua casa possui familiares do grupo de risco ou com dificuldades para manter o isolamento, como crianças.

Equipes de trabalho do HUSFP, em parceria com a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), oferecem os últimos retoques de hotelaria para o recebimento dos profissionais que terão em cada ala, à disposição, área de lazer, lavanderia e cozinha completa para preparo de refeições. Para o alojamento, os hóspedes deverão levar seus materiais de higiene e enxoval completo. No caso do isolamento de profissionais sintomáticos ou positivo, o local fornecerá itens como lençóis, travesseiros, cobertas e toalhas.

Círculo virtuoso

As inscrições serão realizadas no setor de Gestão de Pessoas do Hospital, que acompanhará os grupos com atendimento psicológico. Para o diretor de Gestão do HU, Maurício Romel Lopes Karini, cuidar dos profissionais da saúde é preciso: “Chamo de círculo virtuoso, uma vez que precisamos cuidar deles para que cuidem de outras pessoas. Precisamos acolher nossas equipes com todo suporte possível”.

A iniciativa de transformar o Cenáculo em alojamento para os profissionais da área da saúde partiu de uma parceria entre o HU, a UCPel e a Arquidiocese de Pelotas. A Igreja cedeu o local, os integrantes dos cursos de Psicologia e de Serviço Social da UCPel ficarão responsáveis pelo acolhimento da equipe, e o HUSFP fornecerá as refeições e a higienização do Cenáculo.