/ Notícias / PPGSC/UCPel e Universidade do Texas estudam convênio
PPGSC/UCPel e Universidade do Texas estudam convênio
O Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento da Universidade Católica de Pelotas (PPGSC/UCPel) e a Universidade do Texas (UTHealth, The University of Texas), nos Estados Unidos, estão em tratativas para formalizar um convênio de pós-graduação que facilite o intercâmbio entre pesquisadores e estudantes dos dois países. A visita realizada pelos professores da UCPel Jean Pierre Oses, Ricardo Silva e Luciano Souza, entre os meses de abril e maio, foi o primeiro passo para inserir a Católica em um dos maiores centros médicos do mundo.

A professora da UCPel Karen Jansen, que realiza no local o seu pós-doutorado, foi a responsável por obter os contatos e iniciar as tratativas. De acordo com o professor Jean, coordenador do PPGSC, o novo convênio, que será assinado com o Departamento de Psiquiatria, deverá aumentar o número de trabalhos publicados no Programa da UCPel, que já é um dos grupos mais produtivos da Instituição.

Outro ponto destacado pelo coordenador é que, com o convênio, o PPGSC será internacionalizado, um dos quesitos avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para aumentar o conceito do Programa. “A avaliação é feita dependendo de várias questões, entre elas a internacionalização, e com esse acordo aumentamos a nossa chance de obter o conceito 6”, disse.

Assim que o convênio for assinado, a meta será acessar novos editais para trazer professores pesquisadores de lá, comenta Jean. A vista dos professores da UCPel foi registrada em publicação da Universidade que destacou a participação dos docentes em um estudo de coorte que envolveu a comunidade de ambas as equipes. Conforme a publicação, que pode ser acessada aqui, além de convênio de intercâmbio outros projetos de colaboração e planejamento de longo prazo estão sendo programados.

O professor Jean também irá realizar, neste segundo semestre, seu pós-doutorado na Instituição do Texas. Além dos docentes da UCPel, a doutoranda do Programa Taiane Cardoso também realiza lá seu doutorado-sanduíche.

UTHealth, The University of Texas
É um completo centro de saúde acadêmico localizado no Texas Medical Center, Houston, considerado o maior centro médico do mundo. O complexo é formado por diversas universidades que trocam informações entre si. Pesquisadores de diversas nacionalidades atuam no local que também é centro de referência tecnológica para a área da saúde.