/ Notícias / PPGPSDH/UCPel promove nova edição do Seminário Terra, Água e Alimento
PPGPSDH/UCPel promove nova edição do Seminário Terra, Água e Alimento
PPGPSDH/UCPel promove nova edição do Seminário Terra, Água e Alimento Conferência de Soberania Alimentar 2022. Foto: Bruno Bohm

Nesta quinta-feira (22), a partir das 12h, acontece o V Seminário Terra, Água e Alimento. A atividade será desenvolvida pelo Programa em Política Social e Direitos Humanos e pelo curso de Serviço Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). O tema central do evento será os direitos dos moradores. 

A programação terá início com um almoço comunitário no Kilombo Urbano Ocupação Canto de Conexão, seguido de uma roda de conversa à tarde com a participação da assistente social e mestra em assistência social e cultural, Aline Cunha da Fonseca. Na UCPel, o evento ocorre a partir das 19h no Auditório Dom Antônio Zattera, com a presença dos deputados estaduais Laura Sito e Adão Pretto; o vereador Jurandir Silva; e as representantes do Conab e Consea, Luzia Teixeira e Márcia Falcão.

A iniciativa de realização do Seminário teve início em 2015 sob a coordenação do Grupo de Estudos e Pesquisa Questão Agrária Observatório dos Conflitos da Cidade (GEP/UCPel) e, apesar de ser um evento bianual, ou seja, acontece a cada 2 anos, a última versão foi em 2020, com a de 2022 tendo passado para 2023 devido à demandas. 

De acordo com a coordenadora do GEP, professora Cristine Jaques Ribeiro, a proposta do evento é pegar o eixo central de terra, água e alimento e trabalhar junto ao pré-congresso Popular de Direito à Cidade. “Queremos dar enfoque para o saneamento básico e direito à cidade na roda de conversa e retomar a agenda de políticas públicas no painel”, explica a docente.   

O Kilombo fica localizado na Rua Benjamin Constant, 1327 - esq. Álvaro Chaves, e o Auditório da UCPel, na Rua Gonçalves Chaves, 373, entrada pela Rua Três de Maio. Também participam da organização da atividade o Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas (NESIC), o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Comsea) e Kilombo Urbano Ocupação Canto de Conexão. 


Redação: Inácio Maron 

 

 

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?