/ Notícias / PPGPSDH/UCPel participa de construção coletiva de livro
PPGPSDH/UCPel participa de construção coletiva de livro

O Programa de Pós Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (PPGPSDH/UCPel) em parceria com a plataforma O Istmo, vinculada ao Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO), está realizando chamada de textos para elaboração de um livro. A edição busca contar em trinta crônicas os acontecimentos de 1989 e os eventos sociais, políticos, culturais e econômicos ocorridos durante esse ano na América Central.

De acordo com o professor Renato Della Vechia, a escolha pelo ano de 1989 é simbólica. Para o mundo, a queda do Muro de Berlim iniciava um novo marco na globalização. Enquanto isso, na região centro-americana, o Panamá sofria uma intensa invasão dos Estados Unidos, El Salvador e Guatemala viam resultados dos processos exigidos durante as guerras civis em ambos os países, além das transformações no sistema político hondurenho.

Embora acredite que existam poucas pessoas na região ou vinculadas à universidade que tenham vivido esse período para pensar e escrever sobre, Della Vechia entende que ainda assim é interessante contribuir como for possível. "Para nós do PPG é importante esse espaço de internacionalização, de poder ter contato com outras instituições e também pela troca de experiências", complementa o professor.

A escolha pelo gênero textual crônica se dá devido à versatilidade que ela possui. Ao mesmo tempo em que não fere as normas de escrita acadêmica, consegue ser construída de forma clara e informal. "O objetivo é transmitir um registro em que as experiências vividas sejam introduzidas, um mergulho no fato, visitando-o de maneira mais pessoal", explica o professor.

Além do PPGPSDH/UCPel colaboram com a confecção do livro outras quatro instituições. São elas: Faculdad de Ciencias Sociales de la Universidad de Buenos Aires (UBA, Argentina); Instituto de Investigaciones Sociales de la Universidad de Costa Rica (IIS-UCR, Costa Rica); UCA Editores de la Universidad Centro americana José Siméon Cañas (UCA, El Salvador), e; Latin American Studies de la California State Univesity L.A. (Los Angeles, Estados Unidos).

Os interessados têm até o dia 20 de março para enviar as suas crônicas para o e-mail info.oistmo@gmail.com. Os textos, originais e inéditos, devem ser escritos em fonte Tahoma 12 e não devem ultrapassar os 13 mil caracteres, contando os espaços. Mais informações podem ser obtidas no site https://oistmo.com/.

Redação: Lia Xavier