/ Notícias / PPGPSDH/UCPel apresenta painel sobre a agenda ambiental do país
PPGPSDH/UCPel apresenta painel sobre a agenda ambiental do país

O Núcleo de Estudos Latino-Americano (NEL), vinculado a Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (PPGPSDH/UCPel), realiza nesta quarta-feira (9) Painel de Conjuntura: a agenda ambiental brasileira. O evento, realizado em parceria com o PPG em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), ocorrerá a partir das 19h30, na sala 403 C do Campus I.

Discutir o panorama ambiental no Brasil, a partir das políticas ambientais e seus reflexos na sociedade mediante as transformações do capitalismo, será o objetivo dos três convidados. A mesa de debate será composta pelo coordenador de Educação Ambiental do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Cauê Canabarro; pela doutoranda do PPGPSDH, Fernanda Ollé Xavier; e pela professora da FURG, Lucia Anello. A mediação será feita pelo doutorando do PPGPSDH, Nino Rafael Krueger.

Conforme explica o organizador do evento, professor César Augusto Costa, a temática ambiental é uma área importante e atual, uma vez que engloba relações sociais, econômicas e políticas que dão densidade à discussão. “É necessário dar esse destaque ao assunto, principalmente em vista dos problemas sociais enfrentados no Brasil, como as queimadas na Amazônia e os crimes ambientais de Brumadinho e da Samarco, em Minas Gerais”, pontua.

Além disso, César chama a atenção para o modelo de desenvolvimento assumido na sociedade capitalista e como ele impacta as sociedades e os povos tradicionais, originando conflitos sociais. Da mesma forma, ele destaca a necessidade de levar em consideração o debate dos Direitos Humanos na perspectiva ambiental. Segundo ele, tais discussões motivaram a realização do painel.

O evento é gratuito e aberto à comunidade. As inscrições devem ser realizadas na Livraria Vanguarda. Será ofertado certificado de horas complementares mediante o investimento de R$ 7.

Redação: Helena Rocha