/ Notícias / PPGPSDH realiza mesa virtual sobre emancipações e territorialidade na América Latina
PPGPSDH realiza mesa virtual sobre emancipações e territorialidade na América Latina
PPGPSDH realiza mesa virtual sobre emancipações e territorialidade na América Latina

O Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (PPGPSDH/UCPel), através do Seminario Internacional Permanente Emancipaciones Latinoamericanas: entre Utopías y Distopías (ELAUD), realiza a mesa virtual “Emancipaciones y Territorios en América Latina”. 

Com início às 14h, a atividade é coordenada por Paula Novack, docente da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Aguilar-Antunes, docente da UCPel e coordenador geral da Articulación Centroamericanista (O Istmo) — instituição que também organiza o projeto. A participação é gratuita e possui inscrições através de formulário online

O projeto ELAUD é uma iniciativa que vem fazendo uma série de parcerias com enfoque na manutenção de uma agenda de pesquisa e de um espaço acadêmico qualificado e sustentado para o debate sobre questões de emancipação/liberdades na América Latina. “Buscamos uma discussão sobre a noção de emancipação como um termo na cultura sociopolítica, no repertório conceitual sociopolítico”, destaca Antunes.

Nesta mesa virtual, a noção de disputa de emancipação será associada com as noções de território e territorialidade. Questões que, segundo Antunes, sempre são associações assumidas como evidentes, mas não o são. “Um território emancipado não é criar apenas uma estrutura de governo própria”, comenta. “Nós queremos trazer esse debate para um outro nível que considere aspirações de bem estar, de liberdades, de direitos, como um grande repertório de elementos a ser considerado nessas discussões”, complementa. 

O evento também é realizado em parceria com o Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais (CLACSO). A atividade tem transmissão ao vivo em português e espanhol através do YouTube da CLACSO e da rede social do PPGPSDH. Confira a programação completa abaixo.

Programação

17 de novembro | das 14h às 16h

Painelistas:

“Laguna Azul”, cidadã nicaraguense sob pseudônimo por questões políticas

Amanda Martínez - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Higor Pereira - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Renato Della Vechia (PPGPSDH/UCPel)


Coordenação e Moderação:

Paula Novack (FCT/UNESP) 

Aleksander Aguilar-Antunes (O Istmo)

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?