/ Notícias / PPGPSDH participa de nova edição da revista Germinal
PPGPSDH participa de nova edição da revista Germinal

O professor do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (PPGPSDH), César Augusto Costa, junto aos professores Inny Accioly (UFF), Márcia Lemos (UESB), Lucas Filho (UFAL), Mario Mariano Cardoso (UFVJM)lançaram mais uma edição da Revista Germinal: marxismo e educação em debate, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Dessa vez o dossiê é dedicado  à discussão do Marxismo e a questão ambiental.

O material é composto por mais de 30 artigos de pesquisadores do Brasil e do exterior ligados a diversas universidades. Entre os destaques do volume, estão os professores: Marília Tozoni-Reis, Henri Acselrad, Carlos Frederico Loureiro, Michel Lowy, Kohei Saito entre outros. A seção entrevista contou com depoimentos do doutor em Filosofia, Ademar Bogo, que teceu relações sobre Marx, a questão ambiental e o capitalismo no século XXI: os desafios da classe trabalhadora.

Apontamentos do dossiê

Para os professores organizadores, este dossiê “Marxismo e a questão ambiental” como um dos maiores já editados no contexto acadêmico brasileiro, tem relevância em trazer subsídios  teóricos  para  situar  o  debate  ambiental  na  concretude  do  modo  de  produção  capitalista, desvelando suas múltiplas contradições, visando a sua superação.

Os organizadores dos textos científicos também destacam que, no capitalismo latino-americano, a subordinação dos povos originários, negros, mulheres, a negação de suas culturas e demonização de outras religiões foram constitutivas não somente para  acumulação  capitalista,  mas também para  a  normatização  de  uma  sociabilidade  que  hoje  se  tem naturalizada e que restringe os espaços para o exercício do questionamento e crítica. “Trazemos  como  exemplo  o  tratamento  dado  à política educacional  no  Brasil,  onde assistimos ao “anti-intelectualismo”,  ou  seja,  a  promoção  de  ataques  a  universidades  e  sistemas educacionais,  de  modo  a  retirar  sua  credibilidade  e  desarticular  a  resistência  no  meio  acadêmico  e  na sociedade. Nesse sentido, o objetivo desse obscurantismo é desvalorizar a educação crítica e independente para afastar qualquer contestação que ameace a implementação das pautas ultraconservadoras”, salienta o docente da UCPel, César Augusto Costa.

A nova edição da Revista Germinal: marxismo e educação em debate pode ser acessada pelo site das publicações da Universidade Federal da Bahia.