O Seminário Internacional Permanente - Emancipações Latino-americanas: entre utopias e distopias (ELAUD) encerra dia 16 dezembro, às 19h, a série de palestras iniciada em outubro. Promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos (PPGPSDH) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), desta vez, o evento tem como tema - "¿Es México el verdadero muro?- conflictos interestatales sobre las migraciones centroamericanas".
O conferencista do último encontro virtual será o cientista político e latino-americanista, dr. Nayar López Castellanos, da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM). Além de ser doutor em Ciência Política, professor e coordenador do Centro de Estudos Latino-Americanos da Faculdade de Ciências Políticas e Sociais da UNAM, o convidado lidera, juntamente com Néstor Kohan, o Grupo de Trabalho CLACSO "Marxismos e resistências do Sul Global" (2020- 2022). Castllanos também é diretor da CariCen, revista de análise e debate sobre o Caribe e a América Central.
De acordo com o coordenador do evento, professor e pesquisador pós-doc, Aleksander Aguilar-Antunes, os temas escolhidos para as palestras do EALUD refletem as realidades sociopolíticas dos países latino-americanos, objeto de análise do Seminário Permanente.
Os interessados em acompanhar a última palestra podem se inscrever até o dia do evento neste formulário, até as 14h. Na tarde que antecede o Seminário os inscritos receberão o link de acesso ao ambiente virtual. Dúvidas por ser esclarecidas por este e-mail.
Nas edições anteriores foram abordados os temas:
-“Estado, nación e identidad en los bicentenarios de América Latina: el caso de Panamá”, com o professor da Universidad de Panamá, Olmedo Beluche, e
-“Bitcoin en El Salvador: el país laboratorio de las criptomonedas”, com a professora da Universidad Centroamericana, Melissa Salgado.
O Seminário Internacional Permanente ELAUD é resultado de uma parceria entre o PPGPSDH da Católica, a Asociación Latinoamericana de Sociologia (ALAS) e o Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO), através da articulação centroamericanista O Istmo, - organização de pesquisas sociopolíticas, produções culturais e de comunicação sobre a região da América Central. A ALAS e o CLACSO são voltados à articulação de instituições de pesquisa científica, de encontro de cientistas sociais e formação de redes de trabalho que estão entre as mais relevantes em marco internacional.
Redação: Alessandra Senna