/ Notícias / PPGPSDH da UCPel promove curso gratuito
PPGPSDH da UCPel promove curso gratuito

O Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Direitos Humanos (PPGDH) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), através do Grupo de Estudo e Pesquisa (GEP) Questão Agrária, Urbana e Ambiental/Observatório de Conflitos da Cidade, promove o curso “Epistemologia De(s)colonial: saberes e resistência”. As palestras remotas do 2° e 3° módulos são gratuitas e ocorrem aos sábados, dias 18 e 25 de setembro.

O curso tem a proposta de produzir reflexões sobre a subalternização histórica vivida pela América Latina desde o processo de colonização com imposição do civismo pelo continente europeu contra a população originária até os dias atuais. “Esse curso quer produzir um amplo debate na formação acadêmica e na pesquisa no que se refere a defesa dos direitos sociais e humanos, dentro da perspectiva de denúncia do processo que se inicia com o colonialismo e que tem sua marca específica no sistema capitalista”, relata a coordenadora do PEG e professora do PPGPSDH da UCPel,  Cristine Ribeiro.

1° módulo - Epistemologia De(s)colonial

O curso foi aberto com a palestra “Epistemologia De(s)colonial”, ministrada pela doutora,  professora de Psicologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Miriam Alves. Durante a exposição on-line a palestrante abordou o processo colonial a partir das óticas dos autores Aimé Césarie, Grada Kilomba e Frantz Fanon.

Programação dos próximos módulos

• 18/09 - Decolonialidade e a questão de gênero. Palestrante: Camila Maria Figueiredo Malcher Pantoja, psícóloga e mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA).
  • 25/09 - Dussel e a criação do outro. Palestrante: Jandir João Zanotelli, doutor em Filosofia da Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

As palestras ocorrem sempre das 14h às 16h, com transmissão pelo Google Meet. Os participantes recebem o link de acesso após realizarem a inscrição no curso.

Quem pode participar e como se inscrever

O curso é aberto à comunidade acadêmica, assim como à população em geral. As pessoas interessadas em participar podem se inscrever até as 12h do dia em que ocorrem as palestras, pelo e-mail do GEP (gep@ucpel.edu.br). Quem não assistiu ao primeiro módulo também pode acompanhar os próximos. O certificado só será concedido com 75% de participação.

Redação: Alessandra Senna