/ Notícias / PPGL tem palestra sobre ideologia, inconsciente e verdade do sujeito
PPGL tem palestra sobre ideologia, inconsciente e verdade do sujeito
PPGL tem palestra sobre ideologia, inconsciente e verdade do sujeito
O Laboratório de Estudos em Análise de Discurso (LEAD), ligado ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), dará prosseguimento ao seu Ciclo de Palestras nesta sexta-feira (05). 

O palestrante será o professor Maurício Beck, graduado em Psicologia, mestre e doutor em Letras e pós-doutorado em Linguística. Ele falará sobre o tema Ideologia, inconsciente e a verdade do sujeito.

O evento será realizado às 18h30min, na sala 309 G do Campus II da UCPel (rua Almirante Barroso, 1.202).

O que será abordado
Nesta comunicação, o professor Maurício Beck buscará relacionar a afirmação do psicanalista Jacques Lacan de que a verdade tem a estrutura de uma ficção com a teoria da Análise de Discurso (AD), de linha pecheuxtiana, de que a vivência cotidiana se constitui sob uma matriz de sentidos e de evidências engendrada pelas formações ideológicas e discursivas. 

De acordo com o professor, sabe-se que a perspectiva lacaniana enfoca a verdade do sujeitos (e seus sintomas) na esfera individual, enquanto em AD trabalha-se com sentidos e evidências produzidos historicamente. Essa diferença de perspectiva, e as reservas quanto à irredutibilidade da instância inconsciente e o da ideologia, não pode suspender perenemente questões cruciais como: o desejo investe o campo sócio-político diretamente ou este serve apenas de pano de fundo de um drama (ou relação estrutural) de esfera familiar? O antagonismo social afeta nossas coordenadas subjetivas e de desejo ou o social é apenas a instância desconhecimento da verdade do sujeito? Questões como essas exigem retomar discussões como a de Zizek em Órgãos sem Corpos, contraponto lacaniano e marxista, ao Anti-Édipo de Deleuze e Guattari, livro que afirmou: o inconsciente é político, não se delira o papai-e-mamãe (tão somente), delira-se a história.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?