Professores e estudantes do curso de Letras da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), terão mais uma oportunidade para discutir o processo de formação docente. Na próxima quinta-feira, dia 11 de julho, às 18h30min, no auditório do Prédio Santa Margarida (sala 100 K), o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) promove a palestra Formação de professores em Letras: movimentos curriculares, memórias e desafios. Na oportunidade, a professora Otília Lizete de Oliveira Martins Henig, da Universidade Regional de Blumenau (FURB), irá dialogar com o público presente sobre os percursos históricos que orientaram as decisões curriculares. Em sua trajetória acadêmica, a palestrante parte do pressuposto de que compreender as formas de atuação em sala de aula, as decisões metodológicas e o processo de alfabetização são ferramentas essenciais para o exercício da docência.
Essa análise, no entanto, passa pelo entendimento da representatividade social do professor em sua relação com sujeitos sociais que apresentam necessidades de aprendizado diferentes. Partindo dessa compreensão, o próprio desempenho em sala torna-se um desafio nos dias de hoje. A atenção dos alunos é disputada com as novas tecnologias e o processo de aprendizado se atualiza permanentemente. Conforme apontam os estudos de Otília, cada escolha metodológica irá repercutir na relação desses sujeitos entre si e com o mundo. A palestrante possui mestrado em Educação pela FURB e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Com experiência em temáticas ligadas ao processo de ensino-aprendizagem, a pesquisadora da FURB desenvolve trabalhos de destaque na área de Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem.