/ Notícias / PPG em Política Social promove workshop sobre proteção social de transfronteiriços
PPG em Política Social promove workshop sobre proteção social de transfronteiriços
PPG em Política Social promove workshop sobre proteção social de transfronteiriços
O Grupo de Pesquisa sobre Política de Assistência Social e Fronteira do Rio Grande do Sul, do Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade Católica de Pelotas (PPGPS/UCPel), promove, no dia 27, workshop intitulado O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e a proteção social de transfronteiriços no Rio Grande do Sul

O encontro é destinado a gestores, técnicos e conselheiros de Política Social das cidades gêmeas da fronteira gaúcha participantes do estudo e representantes de grupos de pesquisa vinculados ao tema. A coordenação é da professora Vini Rabassa da Silva. 

De acordo com Daiane Ugoski, doutoranda do PPGPS, e da mestranda do Programa, Glória Dravanz, o objetivo é discutir e refletir sobre os resultados da pesquisa realizada pelo grupo, associadas à situação de vida em fronteira, e os limites e possibilidades para garantir a proteção social aos cidadãos transfronteiriços indocumentados. É a primeira vez que se discute o tema em âmbito de Universidade no Estado.

Entre os destaques da programação está a participação do vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos para Assuntos de Cidades das Regiões Fronteiriças e prefeito de Bagé, Dudu Colombo, e também da assistente social da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Rio Grande do Sul (STDS/RS) e professora da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Eunice Maria Viccari. Ambos participarão do painel Impasses e perspectivas para o SUAS na fronteira do Rio Grande do Sul.

A atividade será realizada na sala 425 C, Campus I da UCPel, das 8h30min às 17h30min. 

Confira a Programação:

8h30min – Abertura
9h – O SUAS e a proteção de cidadãos transfronteiriços: resultados de um estudo em cidades gêmeas da fronteira gaúcha
10h – Coffe-Break
10h30min – Discussão em grupo por eixos do estudo apresentado
11h30min – Plenária
12h30min – Almoço
14h – Painel: Impasses e perspectivas para o SUAS na fronteira do Rio Grande do Sul
Painel I - Dudu Colombo, prefeito de Bagé e vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos para Assuntos de Cidades das Regiões Fronteiriças;
Painel II - Eunice Viccari, professora da UNISC e assistente social da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Rio Grande do Sul (STDS/RS);
15h30min – Debate
16h – Encaminhamentos/Encerramento
16h30min – Coffe-Break

Programação Complementar
Na parte da noite, das 18h às 22h, será ofertado o minicurso As dimensões do trabalho do assistente social no Sistema Único de Assistência Social: o diálogo como método, para o aprofundamento de um dos temas pertinentes à formação profissional para a atuação na Política de Assistência Social. 

A atividade será ministrada por Eunice Viccari, convidada do workshop promovido pelo Programa. O minicurso é voltado para alunos de Serviço Social e Política Social, e profissionais da área. 
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?