O curso de Química Ambiental da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) conta com um novo laboratório de pesquisa: O Laboratório de Análise de Água e Efluentes. Com o foco no mercado e desenvolvimento da região sul, o laboratório auxilia no monitoramento e controle de efluentes industriais.
O laboratório, que tem como técnica responsável a professora Loraine André Isoldi, iniciou suas atividades em abril deste ano e conta com o auxílio dos professores do curso e cinco estagiários, encarregados de realizar as análises e pesquisas. A proposta de criação do espaço laboratorial surgiu a partir da necessidade do mercado, devido à carência de estabelecimentos que realizem a análise prévia da água industrial na região sul.
Segundo a professora Loraine, o ambiente representa um novo espaço profissional dentro da Universidade que possibilita aos alunos o contato com o mercado de trabalho, ainda durante no período da graduação, a partir da prestação de serviços laboratoriais de análises físico-químicas e microbiológicas de água e efluentes industriais e o auxílio no monitoramento e controle dos parâmetros para lançamento de efluentes industriais.
O serviço prestado envolve análises dos mais variados tipos, como a determinação do pH, temperatura, sólidos, matéria orgânica, concentração de fósforo, entre outros.
O laboratório possui certificado de registro no Conselho Regional de Química da 5ª Região, órgão responsável por fiscalizar e registrar empresas e profissionais no Rio Grande do Sul. Segundo Loraine, o próximo passo é realizar o registro na Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (FEPAM), instituição responsável pelo licenciamento ambiental no Rio Grande do Sul.
O Laboratório de Química Ambiental está localizado na sala 201C do Campus I da Universidade (Rua Gonçalves Chaves, 373), com horário de atendimento das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (53) 2128.8017 ou pelo e-mail
lqa@phoenix.ucpel.tche.br.