/ Notícias / Pós-Graduação em Saúde e Comportamento e Clínica Psicológica se unem para atendimento à comunidade
13.06.2012 | 09:59 | #psicologia
Uma união visando auxiliar a comunidade. Assim é definido o projeto de integração entre a Clínica Psicológica e o Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento da Universidade Católica de Pelotas (UCPel): “Ambulatório de Pesquisa e Extensão em Saúde Mental”. O vínculo existe desde o início deste ano e busca facilitar o acesso e a agilidade no tratamento de transtornos mentais, como depressão e bipolaridade.

A união das frentes da UCPel foi uma ideia do Programa de Pós-Graduação que, desde a idealização deste projeto, tem como principal objetivo vincular os participantes das pesquisas feitas no Mestrado e Doutorado ao atendimento psicológico da Clínica. Os casos estudados que apresentarem - de acordo com as pesquisas aplicadas pelo Programa – características de transtorno mental serão encaminhados para a Clínica Psicológica. Este encaminhamento diminuirá a espera dos pacientes por atendimento em hospitais e unidades básicas de saúde públicas e tornará mais fácil e rápida a identificação dos problemas para o seu tratamento.

Antes da integração, não havia um local específico para receber os casos estudados. Agora, aquelas pessoas que apresentarem quadros de depressão, transtornos bipolar e obsessivo-compulsivo e estresse pós-traumático serão encaminhadas e atendidas na Clínica por meio de intervenções psicológicas curtas. O processo contribuirá para a melhoria no resultado das pesquisas e na qualidade do atendimento a essas pessoas.

O processo de identificação dos casos nas pesquisas é integrado e feito pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento por bolsistas dos cursos de Enfermagem, Psicologia, Farmácia, Ciências Biológicas e Medicina. Durante os próximos dois anos, serão encaminhados à Clínica jovens, crianças e famílias que, através de estudos, apresentaram características relacionadas a algum tipo de transtorno. Além destes casos, pessoas com esse perfil que procuraram ou venham a procurar ambulatórios em que o Programa atua também serão beneficiados pela parceria.

Os resultados já estão sendo notados, de acordo com o professor do Programa, Luciano Souza. “Além de estes estudos servirem como conteúdo para os estudantes de pós-graduação e graduação, já podemos notar a melhora na qualidade de vida das pessoas que estão participando deste projeto”. Serão mais de dois mil atendimentos ao longo do projeto e a ideia futura, segundo Souza, é continuar recebendo pessoas que, voluntariamente, procurarem o tratamento.

Pessoas que queiram participar do projeto “Ambulatório de Pesquisa e Extensão em Saúde Mental” podem ligar para o número (53) 8417-8817. Não há limite de vagas e o tratamento é inteiramente gratuito.